Brasil é líder no número de sedentários na América Latina
POSTADO EM 28 de September de 2018

Região é a que tem o maior número de pessoas no mundo que não fazem atividades de forma satisfatória; especialistas ressaltam a importância da preparação antes do início de uma atividade

Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado na revista científica Lancet na última semana mostra que a América Latina é a região do mundo com o maior índice de pessoas que não praticam atividade física de forma suficiente para se manter saudável, atingindo 39% do total da população. O Brasil lidera a lista dos países sedentários: 47% das pessoas não praticam atividades físicas de forma satisfatória. Isso representa um risco para a saúde, uma vez que a prática constante – e correta – de atividades físicas ajuda a prevenir casos de câncer.

No entanto, tão importante quanto a prática das atividades físicas é a preparação para esses esportes. Segundo Camila Argueles, fisioterapeuta do Argueles Instituto do Movimento, é necessário ter cuidado antes de iniciar a prática de exercícios. “É muito perigoso fazer atividades físicas sem o devido preparo, como alongamentos e fortalecimento muscular. Isso pode causar lesões sérias nos músculos. Se a única atividade que uma pessoa faz é jogar bola ou correr apenas nos finais de semana, ela está mais propensa a se lesionar do que alguém que se exercita periodicamente, várias vezes na semana”, diz.

Segundo Camila, o ideal é que a atividade física seja orientada e supervisionada por um especialista. “Quando estamos desenvolvendo uma habilidade nova, seja correr, escalar, chutar, fazer flexões, subir escadas ou caminhar, devemos ter a musculatura fortalecida para aquela atividade e, depois, aprender como fazer aquilo corretamente. É preciso corrigir a forma e a postura para refinar a técnica e evitar lesões”, explica.

Exercícios físicos ajudam a prevenir câncer

Outra pesquisa, dessa vez desenvolvida por pesquisadores do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em parceria com as Universidades de Harvard, Cambridge e Queensland, mostrou que a prática frequente de exercícios físicos pode ajudar a prevenir até 10 mil casos de câncer por ano no Brasil, o que contabilizaria cerca de 400 mil casos anuais.

Dicas para começar
Quem deseja começar a se exercitar com sucesso precisa tomar alguns cuidados para não prejudicar a coluna e os músculos. Para isso, Camila Argules preparou cinco dicas. Confira:

1- Procure um especialista da área: Um especialista pode indicar o exercício físico ideal. Não é recomendado sair se exercitando sem orientação, pois o risco de lesão é alto.

2- Faça aquecimentos articulares: O aquecimento é a parte mais importante e indispensável de cada treino. Graças ao aquecimento a probabilidade de lesões durante os exercícios baixa consideravelmente.

4- Hidrate-se antes, durante e depois dos exercícios. Pelo menos duas horas antes do exercício, procure ingerir água. Lembre-se de se hidratar durante a atividade física em intervalos médios de 20 minutos. Depois dos exercícios, é importante manter a hidratação.

5- Faça treinos de adaptação. A vontade de exercitar-se pode ser grande, mas é necessário respeitar o corpo e fazer treinos adaptativos até o corpo se acostumar com a prática.

Por:

COMENTE

Comentários