Faperp promove curso sobre hemoglobinopatias
POSTADO EM 29 de May de 2017

Curso visa capacitar profissionais da saúde sobre doenças do sangue

As hemoglobinopatias, doenças genéticas que atingem a hemoglobina presente nas células do sangue, são uma preocupação para os profissionais de saúde. O diagnóstico preciso e início imediato de tratamento proporcionam melhor qualidade de vida para quem convive com doenças como as talassemias e a anemia falciforme. Para capacitar profissionais que atuam direta ou indiretamente com esses pacientes, a Faperp (Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Rio Preto) realiza o curso teórico-prático Genética e Diagnóstico Laboratorial de Hemoglobinopatias de 19 a 23 de junho, das 8h às 18h, na Unesp de São José do Rio Preto (SP).

Segundo Claudia Bonini Domingos, uma das professoras do curso e autora dos livros Hemoglobinas similares a S no Brasil – um guia prático de identificação e Metodologias Laboratoriais para o diagnóstico de hemoglobinopatias e talassemias, a existência dessas doenças deve-se à grande mistura racial que existe no Brasil.

“A população brasileira é uma das mais heterogêneas do mundo, como consequência de cinco séculos de miscigenação entre três raízes ancestrais. Assim, independentemente da autodeclaração por cor, a maioria dos brasileiros tem ancestralidade europeia e africana, às quais se soma, em um número significativo de indivíduos, a ancestralidade ameríndia. Isso é a causa de muitas doenças do sangue”, afirma a especialista.

Segundo a coordenadora do curso, Gisele Cristine de Souza Carrocini, para ajudar profissionais de saúde a entender melhor a origem e desenvolvimento dessas doenças, os principais assuntos abordados no curso serão genética das hemoglobinas, talassemias, hemoglobinas instáveis e hemoglobinas variantes. “Conseguimos reunir renomados pesquisadores na área das hemoglobinopatias para ministrar as aulas e apresentar os testes clássicos e complementares utilizados no diagnóstico dessas doenças, como a professora Claudia Bonini Domingos, Edis Belini Júnior, Jéssika Viviani Okumura, Patrícia Pereira do Nascimento”, diz.

Sobre

Curso de Hemoglobinopatias
Investimento: R$1.635,00 (1º lote)
Inscrições: http://conteudo.faperp.org.br/curso-de-hemoglobinopatias
Data: 19 a 23 de junho
Local: Unesp de São José do Rio Preto

Por:

COMENTE

Comentários