Pequenas e médias empresas: principais empregadores do país
POSTADO EM 4 de July de 2018

PMEs que investem em gestão de pessoas são consideradas os melhores lugares para se trabalhar

Os pequenos e médios negócios se tornaram os principais empregadores do País em 2017. De acordo com levantamento do Sebrae, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), desde o início do ano, as PMEs apresentaram número de contratações superior ao de demissões. Entre janeiro e setembro, as PMEs criaram 463 mil novos postos de trabalho, enquanto que as grandes empresas apresentaram saldo negativo de 178 mil postos de trabalho.

Para fidelizar e engajar os seus colaboradores, as PMEs apostam, cada vez mais, na gestão de pessoas como uma forma de diferenciação. Essas empresas partem do princípio de que o talento humano é o maior diferencial das organizações. Um exemplo disso ocorre na CCLi Consultoria Linguística, que entrou no ranking da Great Place To Work, figurando entre as 50 melhores empresas para se trabalhar no estado de São Paulo, na categoria pequenas e médias empresas.

Concedido pela GPTW, empresa de atuação global no campo da pesquisa, consultoria e treinamento, a certificação reconhece empresas com excelentes ambientes de trabalho e que valorizam seus colaboradores. Essa pesquisa é considerada uma das mais importantes do mundo corporativo e leva em consideração as dimensões de credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem existentes na empresa.

Para conceder a certificação, a GPTW avalia a satisfação dos colaboradores em relação à empresa. “Figurar entre as 50 melhores empresas para se trabalhar no estado de São Paulo é muito gratificante e evidencia, cada vez mais, os valores da empresa, como a inovação e a felicidade”, comemora Daniel Rodrigues diretor da CCLi.

Mayara Suguaya, responsável pela área de Gestão e Pessoas da CCLi, comenta que, no último ano, a empresa inovou na forma de orientar e capacitar a equipe, criando a Trilha de Carreira. “Com a Trilha, todos os colaboradores passaram por um processo de conscientização das suas competências e receberam indicações de caminhos para se desenvolverem, tanto no lado comportamental quanto técnico. Com isso, houve um melhor alinhamento das expectativas e dos objetivos de cada um em consonância com o esperado pela empresa”, explica.

Segundo Daniel Rodrigues, o comprometimento dos colaboradores e o trabalho em equipe têm tudo a ver com a história da CCLi, que completa 15 anos de atuação em 2018. “Para nós, como uma pequena empresa, é uma alegria estar no ranking da GPTW. O fruto de uma conquista como essa é a excelência na prestação dos serviços, uma vez que parceiros felizes produzem mais e melhor”, finaliza Daniel.

Em expansão

O ano também foi de sucesso para a Cobmax, Sales Center credenciado com a Claro Brasil e líder em vendas de Claro e NET. A empresa figura no terceiro lugar do ranking regional da GPTW.

Para Daniel Rosa, diretor da empresa, o segredo do sucesso está na capacitação e no incentivo aos colaboradores. “Ao invés de exigir experiência prévia, oferecemos o projeto de educação corporativa, por meio do qual capacitamos o profissional para a função designada, proporcionando todo o conteúdo teórico e desenvolvendo suas competências técnicas e comportamentais. Esses ensinamentos vão além do cotidiano da empresa, servem para ser usados no dia a dia”, afirma. Segundo Daniel, chegar ao ranking regional da GPTW anima a Cobmax a continuar superando diariamente seus desafios por meio do desenvolvimento de pessoas, processos e sistemas.

Por:

COMENTE

Comentários