Pequenas e médias empresas: principais empregadores do país
POSTADO EM 14 de December de 2017

PMEs que investem em gestão de pessoas são consideradas os melhores lugares para se trabalhar

Os pequenos e médios negócios se tornaram os principais empregadores do País em 2017. De acordo com levantamento do Sebrae, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), desde o início do ano, as PMEs apresentaram número de contratações superior ao de demissões. Entre janeiro e setembro, as PMEs criaram 463 mil novos postos de trabalho, enquanto que as grandes empresas apresentaram saldo negativo de 178 mil postos de trabalho.

Para fidelizar e engajar os seus colaboradores, as PMEs estão apostando, cada vez mais, na gestão de pessoas como uma forma de diferenciação. Essas empresas partem do princípio de que o talento humano é o maior diferencial das organizações. Um exemplo disso ocorre na CCLi Consultoria Linguística, que conquistou a certificação Great Place To Work 2017 como um bom lugar para se trabalhar.

Concedido pela GPTW, empresa de atuação global no campo da pesquisa, consultoria e treinamento, a certificação reconhece empresas com excelentes ambientes de trabalho e que valorizam seus colaboradores. Essa pesquisa é considerada uma das mais importantes do mundo corporativo e leva em consideração as dimensões de credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem existentes na empresa.

Para conceder a certificação, a GPTW avalia a satisfação dos colaboradores em relação à empresa. Ao alcançar a certificação GPTW 2017, a CCLi está habilitada a concorrer ao ranking “Melhores Empresas Para Trabalhar” na lista de São Paulo e também na de São José do Rio Preto (SP), que será divulgada em 2018. “Receber o selo GPTW é muito gratificante e evidencia, cada vez mais, os valores da empresa, como a inovação e a felicidade”, comemora Daniel Rodrigues diretor da CCLi.

Mayara Suguaya, responsável pela área de Gestão e Pessoas da CCLi, comenta que, no último ano, a empresa inovou na forma de orientar e capacitar a equipe, criando a Trilha de Carreira. “Com essa Trilha, todos os colaboradores passaram por um processo de conscientização das suas competências e receberam indicações de caminhos para se desenvolverem, tanto no lado comportamental quanto técnico. Com isso, houve um melhor alinhamento das expectativas e dos objetivos de cada um em consonância com o esperado pela empresa”, explica.

O comprometimento dos colaboradores e o trabalho em equipe têm tudo a ver com a história da CCLi, que completa 15 anos de atuação em 2018. “Para nós, como uma pequena empresa, é uma alegria receber a certificação da GPTW. O fruto de uma conquista como essa é a excelência na prestação dos serviços, uma vez que parceiros felizes produzem mais e melhor”, finaliza Daniel.

Em expansão

O ano também foi de sucesso para a Cobmax, call center rio-pretense credenciado com a Claro Brasil e líder em vendas de Claro e NET. A empresa também foi contemplada com o selo GPTW.

Para Daniel Rosa, diretor da empresa, o segredo do sucesso está na capacitação e no incentivo aos colaboradores. “Ao invés de exigir experiência prévia, oferecemos o projeto de educação corporativa, no qual capacitamos a pessoa para a função designada, proporcionando todo o conteúdo teórico e desenvolvendo suas competências técnicas e comportamentais. Esses ensinamentos vão além do cotidiano da empresa, servem para ser usados no dia a dia”, afirma. Segundo Daniel, a certificação GPTW anima a Cobmax a continuar superando diariamente seus desafios por meio do desenvolvimento de pessoas, processos e sistemas.

Por:

COMENTE

Comentários