Quando a dor de cabeça tem origem na visão?
POSTADO EM 5 de February de 2019

Dores de cabeça frequentes são um grande incômodo para milhões de pessoas. Em alguns casos, um par de óculos pode ser a solução

Provavelmente, todo mundo já sentiu dor de cabeça alguma vez na vida. Pressão atrás dos olhos, pulsação forte nas têmporas e aversão à luz estão entre os sintomas mais comuns. Quando a dor de cabeça se torna comum no dia a dia, é necessário procurar um médico para buscar a solução adequada. Por meio de análise do histórico do paciente e de exames, o médico pode diagnosticar se é uma patologia grave ou mais branda e se está relacionada com a visão.

O médico oftalmologista Rafael Delsin, do Hospital do Olho de Rio Preto (Horp), explica que a cefaleia é uma experiência humana quase universal, sendo raro um indivíduo que nunca tenha experimentado uma crise sequer de cefaleia em toda sua vida. “Alguns distúrbios dos olhos podem causar cefaleia, como os erros de refração hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. A dor caracteriza-se por ser de fraca a moderada intensidade, que caracteristicamente aparece quando se utiliza a visão por algum tempo”, diz. Segundo Delsin, cefaléia ao despertar não pode ser decorrente de erros de refração. “Inflamações intraoculares, orbitárias e crise aguda de glaucoma são alguns distúrbios oculares que podem causar cefaleia e necessitam de pronto atendimento médico”, ressalta.

Segundo o médico, a presbiopia pode ser uma das causas da dor de cabeça para quem já passou dos 40 anos de idade. “Popularmente a conhecemos como vista cansada. A presbiopia é a perda de elasticidade do cristalino do olho ao longo do tempo. Com isso, a capacidade de focar objetos mais próximos diminui. O esforço para focar os objetos próximos é o que causa a dor de cabeça nesses casos. Quando surge a presbiopia é necessário usar os óculos para perto”, explica Delsin.

O médico ressalta que com consulta e exames médicos é possível saber a origem da dor de cabeça e iniciar o tratamento adequado. “Se o problema for relacionado à refração, o uso de óculos adequados pode ajudar a diminuir as crises de dor de cabeça. Se for alguma inflamação ocular, por exemplo, o médico iniciará o tratamento adequado”, destaca. Vale ressaltar que tomar medicamentos sem prescrição médica é um risco para a saúde com o passar dos anos, pois isso pode mascarar doenças que são facilmente curáveis no seu início.

Por:

COMENTE

*

Comentários