Conexões oportunas: é preciso estar em todas as vias?

O campo dos serviços em comunicação é vasto, o qual envolve as atuações em assessoria de imprensa, relações públicas, gestão de redes sociais, branding, publicações on-line e off-line, publicidade, eventos, entre tantos outras vias. A própria produção de conteúdo on-line envolve um universo de processos, como você pode ver aqui. Diferentes áreas que atendem diferentes públicos e objetivos.

O ponto primordial para definir os objetivos e os canais mais adequados é a elaboração de um planejamento estratégico. Como existem inúmeras opções, serviços, mídias e redes para se relacionar com os públicos, projetar a marca, aumentar as vendas, alinhar o discurso com os valores da empresa, informar sobre assuntos correlatos e divulgar serviços e produtos, é indicado realizar um diagnóstico sobre o mercado, definir objetivo, público-alvo e mensagem a serem trabalhados. Qual a importância da estratégia na comunicação? Você deve conhecer seu público e descobrir em quais canais ele está presente para relacionar-se com ele da maneira mais eficaz. A produção de conteúdo relevante, que vai gerar engajamento e compartilhamento de informações, é essencial para criar conexões e propagar os valores da sua empresa. Ao explorar temas em comum entre organização e público, são gerados relacionamentos sólidos com os grupos de interesse, impactando na visibilidade da sua marca.

Veja um exemplo: antes de criar uma página nas redes sociais, é preciso analisar os concorrentes e elaborar um plano estratégico para sua empresa atuar nas redes sociais – definir objetivos, persona, linha editorial, periodicidade, orçamento etc. Não é porque seu concorrente está em todas as redes sociais que isso é necessário para a sua empresa também. Dessa forma, a ação fundamentada pela estratégia trará melhores resultados na comunicação da sua marca, projetando-a no mercado.

Por Marília Néspoli Assessora de Comunicação Botão para Blog_Livro e Diagnóstico