Gargalos empresariais: saiba como a comunicação pode ajudar você
POSTADO EM 3 de August de 2017

Você já ouviu a expressão “gargalos” (ou gaps, em inglês)? Os gargalos podem estar no planejamento, execução, entrega ou mesmo em um processo posterior da produção. São gaps a falha de logística que não mantém o produto em condições adequadas ou a dificuldade de passar para a equipe de produção de conteúdo o briefing do cliente. Geralmente, indicam problemas na qualidade do produto ou serviço, atendimento ao cliente ou gestão do negócio, além de impactar a produtividade e rentabilidade da empresa.
Contudo, essa análise aponta obstáculos que podem ser melhorados, que são oportunidades para o negócio. A identificação dessas falhas é o primeiro passo pra trazer luz ao problema, reunindo indicativos para solucioná-lo por meio de um plano de ação. E a comunicação interna precisa estar vinculada a todo o processo.

 

Comunicação interna para aprimorar processos

 

livreeApós a identificação do problema, é preciso criar um plano de ação. Como fazer para resolver o problema? Quais colaboradores precisam estar envolvidos? Como evitar a recorrência da mesma falha? Essas são algumas questões que precisam ser consideradas no mapeamento de processos e tarefas e, assim, levantar possíveis soluções.

É possível que a primeira alternativa aplicada não traga o melhor resultado – e isso faz parte do processo. Por isso, é importante monitorar os resultados com frequência, tendo indicadores muito bem definidos para saber se você está em um bom caminho.

E onde entra a comunicação interna? Ela está em todo o processo. As equipes estão em contato constante com os fornecedores e clientes e são os primeiros a ouvir os feedbacks dos públicos com os quais a empresa se relaciona. Se seus colaboradores não veem o negócio de forma estratégica e crítica, dificilmente vão expor os problemas da empresa para os líderes. Envolvidos no processo de produção e conhecendo muito bem o negócio, a equipe será capaz de também apontar soluções e acompanhar de perto se as alternativas propostas foram eficazes.

E o mais importante: sem uma gestão preocupada em se comunicar com os colaboradores, dificilmente eles estarão engajados para a melhoria contínua do negócio ou seguros de que a gestão está aberta para ouvi-los. Criar canais de comunicação é importante para a equipe e para a empresa, pois promovem a melhoria do negócio e trazem maior engajamento e produtividade.

 

 

Por Marília Néspoli
Assessora de Comunicação 

Por:

COMENTE

Comentários