Como seria o mercado sem a Gestão da Comunicação?

Gestão, segundo o Dicionário Aurélio, significa administrar ou gerir algo. A gestão é necessária em todos os momentos: na vida pessoal, profissional e em qualquer outro âmbito. É uma competência que provém de constantes planejamentos, treinamentos e estratégias elaboradas no dia a dia. Você pode até achar que essa introdução está óbvia demais e se questionar o que gestão tem a ver com comunicação, especificamente para uma pequena e média empresa (PME). Nós afirmamos: tudo! Sim, a gestão da comunicação de uma PME deveria ser um item essencial das estratégias de uma empresa, pois dá o pontapé inicial na comunicação e no posicionamento da marca e apoia processos e estratégias de todas as outras áreas que formam um negócio, como vendas e operação. Porém, notamos que nem sempre isso ocorre na prática; mas é sim possível ver que existe um avanço significativo em PMEs do noroeste paulista que reconhecem o poder da gestão da comunicação, perdendo o medo de arriscar e construindo o futuro do negócio.   Qual o papel da Gestão da Comunicação? aquiA gestão da comunicação refere-se a todo processo comunicativo de uma empresa, dirigida para diferentes objetivos e públicos de interesse. O campo auxilia a elaboração de estratégias, execução de ações e monitoramento de resultados, etapa para reajustar a rota previamente determinada quando necessário. Ainda envolve diferentes vias de comunicação, de acordo com a proposta definida e o público a quem se reporta.

A Multivias, por exemplo, atua como a inteligência da gestão da comunicação para as empresas, aplicando suas estratégias em diferentes vias de atuação, como assessoria de comunicação, comunicação digital, comunicação interna, branding, assessoria de imprensa, publicações corporativas, entre outras soluções. Acreditamos que só por meio dessa comunicação estratégica integrada, é possível gerar conexões com seus públicos para projetar a sua marca no mercado. Quem é responsável pela Gestão da Comunicação ? Esse trabalho pode ser desenvolvido por uma assessoria de comunicação de sua confiança. Não bastando apenas isso, é importante ter comprovação de que a assessoria é especializada o suficiente para atender suas demandas em diferentes vias de comunicação, garantindo conexões reais com os seus públicos.

Você também pode estruturar sua própria equipe de comunicação. Contudo, a terceirização pode ser uma alternativa para os gestores que buscam otimização de tempo, redução de custos e maior qualidade na comunicação. Karina Catelan Assistente de Comunicação Digital Botão para Blog_Livro e Diagnóstico