O que está por trás de um bom planejamento estratégico?
POSTADO EM 5 de December de 2016

Se você busca promover, constantemente, o seu negócio já ouviu falar de planejamento estratégico. Trata-se de uma tradicional ferramenta utilizada para reunir estratégias e ações em curto, médio e longo prazo pensando nas metas e resultados almejados.

O planejamento estratégico envolve processos de diferentes áreas e departamentos do negócio, unindo esforços em prol do mesmo objetivo: o aumento de vendas e a projeção da marca. Começa com o diagnóstico da empresa e do segmento para levantar as oportunidades em que o negócio pode se desenvolver, considerando as demandas dos clientes, as práticas dos concorrentes e as lacunas do mercado. A partir desse estudo, criam-se estratégias e ações para atingir as metas deliberadas – mantendo sempre o alinhamento com a missão, a visão e os valores. É importante, também, antever os desafios, com resiliência, como demonstram grandes empresas.

 

Gestores + equipe = resultado

 

Enquanto administradores do negócio, os gestores devem acompanhar as ações e garantir o cumprimento do planejamento estabelecido, de acordo com os prazos e o orçamento estipulados. Caso alguma dessas etapas não esteja de acordo com o que foi proposto, é possível alertar para a revisão ou priorização de processos. Dessa forma, o gestor sistematiza e organiza o envolvimento dos colaboradores e lideranças a fim de conquistar o objetivo esperado.

O gestor estratégico reconhece a importância e se apóia na comunicação interna. Por meio de diversas ações que promovem o diálogo com os colaboradores, é possível assegurar o amplo conhecimento das estratégias da empresa, colocando o funcionário como elemento-chave da execução das ações. Assim, ele é consciente dos valores da organização e do seu papel no alcance dos resultados da empresa, sentindo-se parte dos projetos, como um porta-voz do negócio. O envolvimento dos colaboradores “vestindo a camisa da empresa” transparece aos demais públicos como um atestado de qualidade.

Por Marília Néspoli
Assessora de Comunicação

Por:

COMENTE

Comentários