Por que pequenas e médias empresas também precisam de uma comunicação multivias?
POSTADO EM 3 de August de 2018

A comunicação pode funcionar como uma alavanca para transformar pequenas e médias empresas em grandes marcas. Isso porque não é necessário ser uma multinacional para ser reconhecida no mercado. Essa conquista pode vir a partir das conexões que as pequenas e médias empresas criam e estimulam com seus públicos.

Mas se engana quem pensa que essa conexão deve estar direcionada apenas aos clientes. Assim como em grandes companhias, o público-alvo de pequenas e médias empresas também é formado por todos aqueles grupos que contribuem, direta ou indiretamente, para viabilizar um negócio. Ou seja, não só os clientes, mas também colaboradores, prospects, fornecedores, parceiros, imprensa, influenciadores do seu nicho ou até pessoas que residem perto da empresa podem ser considerados exemplos de público-alvo da comunicação empresarial.

E, como as conexões com cada um desses grupos possuem objetivos diferentes, a comunicação com cada um também deve ser “multivias”, ou seja, realizada em diferentes canais – on e off-line – e adequada a cada finalidade.

 

E como cada via dialoga com o público?

 

Uma empresa pode usar diferentes canais de comunicação para falar com um único público e/ou lançar mão de vias específicas para falar diretamente com um de seus públicos. A escolha de cada canal depende de onde está cada público e a comunicação deve levar em conta seus objetivos com cada um deles.

Por exemplo: quando os clientes de uma empresa estão em uma determinada rede social, é possível direcionar esse canal para estabelecer um diálogo direto com esse público e estimular o engajamento dessas pessoas com a marca. Porém, se a maioria dos clientes não usa essa rede social, a empresa pode até possuir um perfil empresarial e abastecê-lo de conteúdo, mas sem priorizar esse canal como o principal para fortalecer suas conexões com seus clientes.

A mesma regra vale para os demais canais e públicos. Por isso, é fundamental identificar seu público e saber onde ele está presente para criar conteúdos relevantes e veiculá-los nos melhores canais.

 

Mas existe um jeito fácil de identificar o público das pequenas e médias empresas?

 

Existe, sim! E a Marília Néspoli, gerente de contas da Multivias, gravou este vídeo para explicar como mapear os públicos de uma empresa em três passos e como usar essas informações a favor da comunicação:

 

 

E se quiser mais insights sobre como uma pequena empresa pode ser uma grande marca, confira o vídeo da Ligya Aliberti, diretora da Multivias:

 

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