“Você sabe com quem está falando?”: a importância dos públicos para a sua marca
POSTADO EM 27 de November de 2017

Uma empresa é uma entidade, algo intangível que só ganha corpo quando falamos dos públicos da organização. Sem os colaboradores, não há operação e a empresa não passa de um conceito. Sem os clientes, a roda não gira e o negócio se torna insustentável. Para o sucesso das empresas, é essencial que os gestores e os empresários compreendam a importância dos públicos que envolvem a marca.

A importância dos públicos

Quando falamos de públicos (também conhecidos como públicos-alvo ou stakeholders), podemos pensar em todos os grupos com os quais sua empresa se relaciona – mesmo sem ter uma ação dirigida para tais pessoas. Você pode não investir na excelência do atendimento ao cliente, mas ainda assim se conecta com seus consumidores. Sua empresa pode até não criar campanhas de comunicação interna, mas sua equipe está no cotidiano da empresa todos os dias e são a “cara” da organização. E imprensa, então? Só lembra dos jornalistas em momentos de crise? Pode somar nessa equação também os prospects, os concorrentes, os fornecedores, os parceiros, a comunidade, o governo… a lista pode ser longa.

Reconhecer a importância dos públicos com os quais a marca se relaciona é um dos passos cruciais para o sucesso da comunicação de sua empresa. Afinal, só é possível interagir e engajar alguém exercitando a empatia e dialogando diretamente com os desafios e dores de tal pessoa.

Quando tratamos de conhecer os públicos, é possível aprofundar ainda mais a conexão com eles. Sim, estamos falando das personas. Personas são personagens fictícios que representam características mais frequentes ou mais buscadas em um público. Quer um exemplo? Em um recrutamento, sabe aquele momento em que você esboça as características necessárias para alguém trabalhar na sua empresa? Idade, nível de formação, experiências prévias, competências pessoais e profissionais, entre outros dados buscados? Pois bem, essa é uma forma de criar uma persona – no caso, a persona do perfil ideal para a sua equipe.

Pensando em esclarecer ainda mais as diferenças entre públicos e personas e mostrar como esses conceitos são muito estratégicos para as empresas, separamos algumas dicas no nosso canal no Youtube. Veja:

 

 

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Por Marília Néspoli
Assessora de Comunicação

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