Por que a Rodobens faz publicações corporativas há 17 anos?
POSTADO EM 19 de December de 2016

Ao passo que as organizações se desenvolvem e ampliam o número de funcionários, aumenta o desafio de transmitir as informações aos públicos. Notícias do cotidiano, mudanças em processos, novas políticas, assim como valores e missão da empresa são dados essenciais para manter um alinhamento no discurso interno. Dessa forma, a sinergia interna motiva e prepara os colaboradores a desempenhar melhores resultados para a organização, o que é refletido aos clientes e demais públicos.

As publicações corporativas têm papel estratégico ao possibilitar à organização dissipar essas informações. Dependendo do formato, é possível também oferecer conteúdo de temas correlatos que sejam relevantes para a atuação da equipe, como dicas do dia a dia, entrevistas com especialistas da área, novas tecnologias que apoiam a atividade, entre outros assuntos. Por tratar de um canal de comunicação entre colaborador e gestores, a publicação permite humanizar os processos e aproximar os níveis da organização.

 

O papel das publicações para a Rodobens

 

Pensando nesse grande potencial, a Rodobens, que faz parte de um dos mais importantes grupos empresariais brasileiros, adotou tal estratégia para se comunicar com os seus 3 mil colaboradores. Com 67 anos de atuação, a empresa se divide nas unidades de negócio Banco Rodobens, Rodobens Consórcio, Rodobens Corretora de Seguros, Rodobens Leasing & Locação, Rodobens Automóveis, Rodobens Veículos Comerciais e Rodobens Seminovos, reunindo colaboradores em todo o país.

Para que cada uma das unidades apresente times coesos, interados com a filosofia da Rodobens, os gestores adotam uma série de iniciativas para o exercício da comunicação interna. Além do incentivo de ações de comunicação do líder presencialmente, a empresa utiliza boletins, jornais internos e revistas. “Todos os canais têm um papel essencial para a informação dos funcionários e parceiros comerciais sobre o mundo da Rodobens. Não abrimos mão das publicações para transmitir conteúdo relevante e engajar os colaboradores”, explica Bianca Moura Sgarboza, gerente de Marketing da Rodobens.

É percebido pelos clientes quando uma organização conta com profissionais bem informados e preparados para o serviço, fortalecendo a credibilidade da organização. A Revista Rodobens Consórcio, com tiragem de 3.500 exemplares distribuídos nacionalmente a representantes e parceiros de vendas, é uma ferramenta estratégica para a Rodobens Consórcio, unidade que completou 50 anos de história em 2016.

Segundo a gerente de Marketing, pela empresa ter abrangência nacional, é preciso cuidado na comunicação com os parceiros e clientes. “A revista tem este objetivo: estar mais próxima dos nossos parceiros e levar a eles nossas notícias, informações, campanhas e, também, um conteúdo diferenciado, voltado à realidade do nosso representante/vendedor. Ao longo dos anos, percebemos que a revista se tornou ferramenta de trabalho, ajuda na prospecção de clientes e até de novos parceiros”. A publicação conta com matérias também sobre vendas, negócios e comunicação, assuntos relevantes para o público.

O vínculo da empresa com o consultor, que está na ponta da cadeia de atendimento, é fortalecido pelo material. “O maior ganho é a proximidade com nossos parceiros. Eles aguardam e guardam a revista com carinho. Apreciam o conteúdo e compartilham com clientes, familiares e equipe. É algo como um ‘espelho’, pois na revista eles têm a possibilidade de ‘se ver’ e ver refletido o sucesso do trabalho deles”, destaca Bianca.

 

Terceirizar a produção de conteúdo ou contar com equipes internas?

 

O dilema atinge muitas empresas ao pensarem nas estratégias de comunicação. Por um lado, disponibilizar equipes internas para a atividade possibilita o contato diário com os assuntos, além de total controle do processo de produção de conteúdo. Por outro lado, com o devido alinhamento de expectativas entre agência e cliente, terceirizar pode ser uma boa ideia por contar com profissionais especializados e focados na qualidade do material.

Para Bianca, o dilema foi superado ao contratar uma agência para a elaboração das publicações. “Estamos na rotina corporativa que, às vezes, não nos deixa pensar fora da caixinha. A Multivias conta com um time de especialistas que têm a capacidade de trazer temas novos ao sugerir pautas e redigir o texto com uma abordagem inovadora”. A parceria entre a Rodobens e a Multivias é resultado de anos de atendimento e amplo conhecimento sobre a atuação das unidades. “Precisamos de um parceiro que entre no universo da Rodobens e entenda o nosso modelo de funcionamento e do negócio”, conclui Bianca.

 

Por Marília Néspoli
Assessora de Comunicação

Por:

COMENTE

Comentários