Conheça as razões pelas quais ninguém compartilha seu conteúdo
POSTADO EM 11 de April de 2017

Normalmente, quando começamos a publicar conteúdo nas redes sociais, nos enchemos de expectativas, pois acreditamos em resultados a curto prazo. Afinal, se é uma rede de relacionamento, o que mais se espera é interação entre as pessoas, compartilhamento de conteúdo, entretenimento por parte das marcas etc.

Mas quando percebemos que nem sempre o resultado acontece a curto prazo, vem aquele sentimento de frustração, seja por ter gasto tempo e dinheiro, seja por não receber nada em troca (aqui entra o reconhecimento da marca como líder em seu segmento, entre outras estratégias que podem ser traçadas – confira a Via RP Digital e suas atuações). Bate até uma revolta e você começa a acreditar que nada disso funciona e que as redes sociais não servem para que seu público compartilhe seu conteúdo.

Calma! Provavelmente, o motivo de ninguém compartilhar seu conteúdo pode estar em como você está desenvolvendo tudo isso. Por isso, separamos algumas razões e possíveis sugestões. Confira!

 

  • Seu conteúdo não é humanizado, falta apelo emocional.

Razão: Você tenta vender a todo custo, colocando o mesmo conteúdo formal de sempre, com produtos, preços etc., em uma “arte quadrada”, cansando o leitor.

 

  • Sua marca não acompanha o que está rolando no momento (real time).

Razão: Você insiste em achar que memes e figurinhas da internet não atraem seu público e, por isso, não faz questão de acompanhar.

Sugestão: Do público A ao Z, não há quem resista compartilhar um conteúdo que remeta à sua realidade. Por isso, é muito melhor brincar com uma situação do cotidiano e estimular uma interação que leve o nome da sua marca junto.

 

  • Seu conteúdo nas redes de domingo a domingo, faça chuva faça sol.

Razão: Você não abre mão de publicar todos os dias em suas redes pensando que, quanto mais o público digerir seu conteúdo, mais seu produto será lembrado e seu post será engajado.

Sugestão: Acredite, menos é mais! Produzir um conteúdo mais atraente de ser consumido e compartilhado em dias estratégicos é muito mais assertivo do que publicar conteúdos maçantes todos os dias e ser ignorado pelo público.

 

  • Suas publicações entram de madrugada, de manhã, de tarde e de noite e ninguém compartilha seu conteúdo.

Razão: Para você, não tem importância saber os melhores dias e horários para divulgar as suas postagens.

Sugestão: Analise! Essa é a melhor forma de saber a que horas o seu público está ativo. O Facebook, por exemplo, disponibiliza essa ferramenta, mas também é importante analisar o comportamento do público em relação a quais tipos de conteúdo dão certo em determinado horário.

 

  • Seu conteúdo é replicado em todas as redes.

Razão: Você acredita que ter um conteúdo especifico para cada canal, desde linguagem a formato, é conversa fiada.

Sugestão: Já ouviu aquela música “Cada um no seu quadrado” ?! Cabe muito bem nesse caso. É que cada rede tem o seu perfil especifico de público. Você pode até compartilhar o mesmo conteúdo em mais de uma rede; no entanto, o que diferencia é como e qual vai ser o estilo da abordagem.

 

  • Seu conteúdo não agrega soluções.

Razão: Aquele seu post que não ajuda em nada, mas, mesmo assim, você insiste em publicar (repedidas vezes). Afinal, você já está acostumado a fazer sempre da mesmo forma.

Sugestão: As redes sociais estão cada dia mais atualizadas e liberando ferramentas interativas, o que dá a chance de seu conteúdo estar cada vez mais atrativo. Essa é uma ótima oportunidade de mostrar um serviço/produto de forma a acrescentar algo à vida das pessoas. De quebra, você conquista clientes fiéis, que te indicariam para outros.

 

Lembre-se! A paciência é uma virtude que deve ser cultivada ao se investir no mundo digital. Por isso, peça ajuda, escolha bem seu parceiro e comemore cada interação, como compartilhamento de conteúdo ou curtida em alguma postagem. E o mais importante: nunca deixe o público sem respostas. Com atitude e planejamento certos, seu engajamento estará garantido!

 

Por Karina Catelan

Estagiária do núcleo de comunicação digital

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