VIA COMUNICAÇÃO INTERNA

Qual o primeiro público de uma empresa? Quem primeiro deve acreditar em seu produto ou serviço – antes dos próprios consumidores – para ajudar a convencê-los sobre a qualidade e excelência do que se oferece?

Se você pensou em seus colaboradores, acertou. O público interno tem assumido cada vez mais importância como interlocutor no cenário organizacional, por uma série de fatores, que incluem globalização; crises econômicas (por trazerem reestruturações); processos de fusões e aquisições, entre outros tipos de mudanças nas instituições.

Para que o colaborador esteja de fato alinhado aos valores e objetivos organizacionais e possa contribuir com o alcance das metas da empresa, é preciso que se tenha canais de comunicação eficientes – mas não apenas isso. É necessário também estabelecer conexões com o público interno, por meio de estratégias e ações que reflitam a sua cultura. E, como você sabe, de conexões a Multivias entende :)

COMUNICAÇÃO INTERNA MULTIVIAS

O jeito Multivias de fazer comunicação interna está pautado principalmente por um conhecimento profundo da cultura e do DNA da empresa, pois acreditamos que não é possível desenhar e executar a comunicação sem levar em conta a cultura na qual a empresa está inserida e que sedimentou as bases para que a organização alcançasse sua posição no mercado e reputação perante o público externo. 

Portanto, para desenhar as estratégias ideais para a sua empresa, vamos mergulhar nela profundamente, compreendendo exatamente o que ela precisa e desenhando um plano de ação correspondente. 

Passo 1: Diagnóstico 

Antes de sugerir soluções prontas, que via de regra não atraem os colaboradores, principalmente os das novas gerações, vamos ouvir o que eles têm a dizer. Como será que eles acham que seria uma comunicação interna interessante? Qual a linguagem que devemos usar para que de fato nos ouçam? 

Nessa fase do trabalho, nos dedicamos à Auditoria de Comunicação Interna, por meio de pesquisas com as equipes, entrevistas com os colaboradores, visitas aos locais de trabalho, pesquisa documental (aproveitando os materiais de comunicação que já existem), entre outras ações. Nosso objetivo é entender o ambiente organizacional e depreender a imagem que a empresa já conquistou perante o público externo. 

Passo 2: Imersão

Com o diagnóstico em mãos, fazemos uma verdadeira imersão! Estudamos a fundo o que foi dito, percebendo as principais lacunas na comunicação. 

Passo 3: Estratégias 

Agora já podemos pensar em estratégias e soluções de comunicação interna, mas esse trabalho nunca é feito de forma isolada, pois somente com a parceria da empresa chegaremos em bons resultados.

Aqui sugerimos e entregamos os canais mais adequados para cada realidade. Talvez o melhor caminho seja uma Intranet, uma Revista Interna ou um Blog com a mensagem do diretor ou presidente. Mas e se for uma empresa jovem e dinâmica? Então pode ser que o melhor caminho seja uma Rede Social Corporativa. Canais como Mural,  Eventos periódicos e Campanhas de Incentivo também são ferramentas possíveis. 

Como você pode ver, os caminhos são muitos, mas a forma de trilhá-los é o que nos diferencia. 

Passo 4: Resultados

A comunicação interna é fundamental para a obtenção dos resultados desejados para os negócios, pois está intimamente ligada ao comprometimento dos colaboradores, ou seja, trata das relações entre as pessoas, cujo objetivo deve ser não apenas compartilhar informações, mas também construir a compreensão e resolução de conflitos para que os resultados sejam positivos.

E, apesar de parecerem intangíveis, os resultados são visíveis: 

- Mudança de clima; 

- Satisfação do colaborador; 

- Controle de rotatividade; 

- Aumento do alcance de objetivos e metas.

Esses são apenas alguns exemplos, pois todos sabemos que a alta produtividade e as boas ideias só nascem em ambientes propícios, nos quais há motivação, orgulho e parceria, características presentes em empresas com boas práticas de comunicação interna.

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