Como a Comunicação Interna pode ajudar na aproximação entre empresas e colaboradores
POSTADO EM 14 de March de 2016

Fortalecer o nome da empresa diante do público é um dos caminhos garantidos para o sucesso do negócio. E é exatamente por isso que empresas investem bilhões de reais todos os anos em publicidade, seja em pequenos veículos de comunicação, seja em mídias de massa. De acordo com levantamento do IBOPE Media, no primeiro semestre de 2015, empresas brasileiras gastaram R$ 60,1 bilhões em publicidade.

Mas o segredo do sucesso não está apenas na propaganda. Especialistas da área administrativa alertam para a importância de divulgar e fortalecer a marca dentro da própria empresa. Afinal, o colaborador também é um cliente em potencial.

Essa estratégia é chamada de Endomarketing. E as principais ferramentas do Endomarketing são: Comunicação Interna, Pesquisa de Satisfação ou de Clima, Premiações e Ações de Integração. Por meio desse modelo de gestão é possível estimular o colaborador a produzir mais, gerando mais lucro para a empresa, e ainda conseguir publicidade de forma gratuita. Essas ações se baseiam em incentivar o colaborador, valorizar seu trabalho e mostrar que ele é peça importante dentro da equipe.

O estímulo pode ser feito de várias maneiras: gincanas, distribuição de brindes e até prêmios em dinheiro. É importante que o gestor tenha em mente que esses custos não podem ser vistos como desperdício, mas, sim, como um importante investimento.

Fazer com que os colaboradores gostem do trabalho, acreditando na missão e nos valores da empresa e ajudando a disseminá-los, pode ser a chave para o crescimento do negócio. Quando o colaborador acredita na empresa, ele passa a exercer a função de multiplicador. O multiplicador nada mais é do que uma pessoa que compartilha as informações e influencia outras pessoas.

Outras estratégia que a empresa pode adotar para se aproximar da comunidade, e por consequência do público-alvo, é a prática de publicações de Comunicação Dirigida. Essa é uma ferramenta utilizada pelas empresas para o fortalecimento do nome diante dos colaboradores, dos clientes e até da comunidade.

Trata-se da produção de conteúdo de interesse de seu público-alvo, tornando a empresa cada vez mais próxima. Assim, os leitores passam a ver a empresa como um membro da comunidade e não apenas como um espaço físico, o que reflete diretamente no modo que eles avaliam a qualidade do produto ou serviço oferecido.

Por: Felipe Nunes

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