Como as PMEs veem a comunicação corporativa?
POSTADO EM 14 de November de 2017

Todo empreendedor sabe que ser uma PME em crescimento é um grande desafio. A concorrência é acirrada e as possibilidades de investimento são muitas vezes limitadas, mas a paixão pelo negócio faz com que o empresário continue sempre em frente. Esse é o principal gatilho do interesse dos gestores em saber como as PMEs veem a comunicação corporativa (afinal, empreender é sonhar e realizar e, para isso, é preciso ter a comunicação como sua aliada).
Outro cenário também muito visto nos últimos anos são pessoas que perderam seu emprego, devido à crise que o país enfrentou, e por isso abriram um negócio. Ao empreender por necessidade, há um perigo: em muitos casos, o empreendedor se limita a retirar do negócio apenas a subsistência da família, sem planejamento de negócio e da comunicação da marca.

 

Segundo a pesquisa “Empreendedorismo no Brasil” (2016, pg. 30 e 31), realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor), em parceria com o Sebrae, nos últimos três anos houve um aumento de 52% em novos empreendimentos por necessidade. Esse grupo representa cerca de 42% do empreendedorismo inicial no país.

 

Nesse mercado altamente competitivo, empreendedores por oportunidade ou necessidade precisam buscar alternativas para que seu negócio se destaque entre tantos outros. Dessa forma, saber como as PMEs veem a comunicação corporativa é um passo importante, tanto para aprender com os erros já vistos no mercado, quanto para reconhecer as boas práticas que podem agregar na sua empresa.

 

O estudo “Mercado Brasileiro e as PMEs” (2016, pg. 9), realizada pela Solides, empresa especialista em software para identificação de perfil comportamental, mostra que o primeiro e principal desafio de uma PME é o Marketing.

 

Isso se dá porque pequenas e médias empresas têm orçamento apertado e margem de lucro reduzida para manter a competitividade, razão muito comum para nem sempre investirem em Marketing e Comunicação. Além disso, há também as PMEs tímidas, que fazem ações isoladas de projeção de marca e obtêm resultados pouco expressivos, o que compromete mais ainda a credibilidade do investimento, pois a relevância de uma marca depende de ações constantes.

 

De acordo com a pesquisa “Desafios dos empreendedores brasileiros” (2016, pg. 53), realizada pela Endeavor, organização global sem fins lucrativos, um a cada cinco empreendedores brasileiros reconhecem o Marketing e as Vendas como maior desafio da sua empresa.

 

Para as empresas que desejam crescer continuamente com o aumento de sua base de clientes e obtenção de recursos para a expansão das operações, Marketing e Vendas são prioridades que fazem sentido.
Outro ponto de atenção, segundo a pesquisa acima, que os empresários precisam focar é a identidade que a empresa quer ter perante os públicos e o mercado. A imagem da sua empresa está estritamente ligada à figura do gestor ou há um trabalho mais profundo de gestão de marca? “A formação das características emocionais de uma marca é a parte mais sensível do seu processo de construção e gerenciamento e herda parte das motivações e características do empreendedor” – trecho retirado do artigo “Você é a alma da sua empresa: como sua identidade pode ser um dos maiores diferenciais do negócio” (2017, Endeavor Brasil).

 

Quais pontos não podem faltar no plano de comunicação da PME?

 

Como as PMEs veem a comunicação corporativa2

 

Agora que entendemos como o cenário do empreendedorismo no país se apresenta e como as PMEs veem a comunicação corporativa, listamos pontos que precisam ser considerados no planejamento estratégico da comunicação da sua PME. Veja:

• Pesquisa e definição de públicos do negócio (veja mais sobre isso aqui)
• Análise da concorrência e do mercado
• Definição da essência da marca (veja mais sobre isso aqui)
• Alinhamento de metas e expectativas
• Estudo dos canais de comunicação mais adequados para a marca
• Planejamento da comunicação anual (veja mais sobre isso aqui)
• Alinhamento da equipe da comunicação com os profissionais da área comercial (veja mais sobre isso aqui)
• Mensuração dos resultados

 

Por Karina Catelan e Analu Cestito
Assistente de Comunicação e Assessora de Comunicação

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