79% dos brasileiros são influenciados pelo digital para fazer compras, fazendo pesquisas sobre produtos, marcas e preços antes da decisão de compra (E-Commerce Brasil).Esse comportamento, na maioria dos casos, envolve a pesquisa pré-compra. Contudo, estudos indicam que até 2021 será crescente o número daqueles que compram on-line com frequência. Diante desse cenário, com as muitas oportunidades de marketing digital, se mostra essencial alinhar os departamentos de marketing e vendas nas empresas. União de forças impulsionam as duas áreas O trabalho da equipe de vendas é muito importante para bater as metas do negócio e manter a estrutura da empresa atuante. Esse setor, por ter contato direto com os clientes, obtém feedbacks ricos sobre o produto ou serviço, processos e a própria marca. E todas essas informações são essenciais para alinhar as campanhas criadas pelos profissionais de marketing, atendendo às necessidades compartilhadas pelos consumidores. Esses dados, em complemento, facilitam a mensuração de resultados, como o cálculo de retorno sobre investimento (ROI). Assim, é possível verificar quais ações estão sendo eficazes e quais precisam ter suas rotas reajustadas. Por outro lado, as estratégias de marketing, especialmente nas vias digitais, permitem levantar dados a respeito do tráfego do usuário. Essas informações sobre o caminho que o usuário percorreu, qual conteúdo do seu site ele mais gostou e características pessoais/profissionais que ele apresenta são muito valiosas ao apontar as oportunidades de vendas. Por isso, com o alinhamento das estratégias e o compartilhamento de informações, as duas áreas de performance unem forças para gerar melhores resultados para o negócio. Por Marília Néspoli Assessora de Comunicação
Comunicação para PME
Marketing e Comercial: áreas que precisam caminhar juntas
Há tempos, quando um consumidor desejava obter informações sobre um produto ou serviço, ele tinha que ir até à empresa ou à loja para falar com o vendedor. Com a internet, muitas pessoas têm voz, compartilhando suas opiniões e experiências em plataformas on-line, o que mudou a forma de consumo do brasileiro.