Marketing digital para PMEs é realidade
POSTADO EM 11 de July de 2017

 

Os meios digitais revolucionaram a comunicação. Quando falamos de projeção de marcas, era comum nas décadas passadas que a maior oportunidade de divulgação de um serviço ou produto acontecia por meio de publicidades na televisão, rádio, jornais ou revistas. O alcance era enorme, mas na mesma proporção do investimento exigido.

digital composite of hands using smartphones with graphicsPara o pequeno e médio empresário, restavam alternativas como comunicação boca a boca, indicações e folhetos, o que reduzia os resultados. Contudo, com as mídias digitais, isso mudou, pois a marca ganha voz e pode interagir diretamente com seus diferentes públicos.

O marketing digital é uma preocupação de muitas marcas, inclusive do pequeno e médio empresário. Em pesquisa realizada pelo Comuninter, detectou-se que 79% do empresariado investiu em iniciativas digitais no último ano, realidade que se mantém em 2017 como intenção de investimento dos gestores. Não é à toa: o ambiente digital fornece muitas oportunidades de atração, relacionamento com os públicos, projeção de marca e vendas.

 

 

Mas por que investir em marketing digital para PMEs?

 

As pessoas usam a internet para tudo em todos os momentos: pesquisar, entreter, comunicar, relacionar, comprar. Se seus públicos estão no ambiente digital, por que você também não aproveitaria a chance de estar presente e interagir com eles?

Por meio das redes sociais, e-mails e outras mídias, é possível projetar a sua marca atingindo muitas pessoas, sem importar qual o modelo de negócio da sua empresa, se ela é B2B ou B2C, se vende produtos ou oferece serviços, se é pequena, média ou grande e, muito menos, onde ela está localizada. O ambiente digital não tem fronteiras e há espaço para qualquer um que queira estar presente de forma relevante.

 

Primeiros passos

 

  • Conheça o seu negócio:

Por conta das variadas oportunidades de impacto que o ambiente digital oferece, é muito importante conhecer bem o seu negócio e a sua empresa para garantir que os valores e as mensagens-chave da marca sejam transmitidos aos públicos.

 

  • Analise os seus públicos:

Quais são as personas com as quais você se relaciona? Pense nos diferentes clientes do negócio, cada um com suas características, gostos, percepções e necessidades que você poderia resolver. Saber a fundo com quem você fala é a chave para se comunicar bem e entregar soluções. Quando tratamos do ambiente digital, a segmentação é essencial para produzir conteúdos e anúncios assertivos, garantindo que a sua mensagem chegue a quem tem maior predisposição a se interessar para ela. Assim, os investimentos que você fizer nessa área serão mais certeiros e, consequentemente, você conseguirá melhores resultados com os recursos que têm disponíveis.

 

  • Defina os canais

Você não precisa estar presente em todas as redes sociais, se o seu público não estiver em tais vias ou se você não estiver disposto a produzir conteúdo e interagir por meio delas, de acordo com a personalidade da marca. Quem nunca pensou que uma empresa já não mais atuava, pois suas redes estavam abandonadas?

 

  • Produza conteúdo

Se a sua empresa vai adotar estratégias de comunicação e marketing digital, especialmente para PMEs, garanta que ela esteja de fato presente na via escolhida. A internet oferece possibilidade de projeção de marca e, para se tornar uma autoridade no universo que envolve o seu segmento, se faz necessário gerar conexões com os públicos e se tornar uma fonte de informação.  

 

Por Marília Néspoli
Assessora de Comunicação

Por:

COMENTE

Comentários