Um dos desafios da comunicação empresarial é garantir a oferta de conteúdo relevante aos públicos. É necessário, como em qualquer ferramenta de discurso, alinhar a mensagem com os valores da marca, mantendo uma linearidade na identidade da empresa em qualquer material que for produzido. Ao mesmo tempo, deve-se ter cuidado em não divulgar somente os serviços da organização, incomodando o leitor com muitos anúncios, que na maioria dos casos, ele nem pediu pra ver. Deve-se abrir, cada vez mais, espaço para as publicações corporativas, que fundamentam a produção de materiais em diversos meios, oferecendo informações pertinentes e adequadas aos públicos-alvo. Por que pensar em publicações? Os formatos e objetivos podem ser muitos, mas, de modo geral, as publicações permitem a comunicação direta da marca com seus públicos. Por meio dessa ferramenta, é possível propagar os processos internos entre os colaboradores e promover o alinhamento e a sinergia da equipe com os valores deliberados pelos gestores. Os materiais proporcionam, também, a divulgação de temas que abrangem o universo do negócio, dando credibilidade à empresa enquanto fonte de informações ao público.
Os boletins, newsletters, jornais e revistas são escolhidos de acordo com os objetivos, a profundidade e a validade das informações que serão divulgadas. Esses tipos de publicações podem ajudar a melhorar os processos comunicativos internos e externos, o que impactam na percepção que os públicos tem do seu negócio, colaborando com a projeção de sua marca. Passo a passo de uma publicação Para obter os melhores resultados, é muito importante definir, de acordo com as estratégias da empresa, o público, a periodicidade e o conteúdo a serem abordados com a comunicação. Tendo definido o público – interno, externo ou misto – é possível elaborar a melhor forma de distribuição do material.
A partir desses critérios, você encontra a publicação que mais se adequa ao que é esperado. O apoio de um projeto editorial e gráfico ajuda a definir pautas mais relevantes e estética atrativa, mantendo o leitor interessado em seu material.
Outro passo é refletir sobre as pautas e matérias produzidas para cada edição. O conteúdo deve ser condizente com a missão da empresa e linha editorial da publicação, mantendo-se no universo que envolve a organização e seus assuntos correlatos, que possam interessar o público. Não se pode deixar de lado, também, o cuidado com a revisão gramatical, o que pode impactar negativamente a percepção sobre o material, assim como a credibilidade e a imagem da empresa. Por Marília Néspoli Assessora de Comunicação