Por muito tempo, a comunicação interna foi considerada “perfumaria” pelas organizações. Entretanto, esse cenário vem mudando nos últimos anos. Em tempos de marketing 3.0, em que os clientes internos e externos buscam se conectar com empresas cujos valores são compatíveis aos seus, manter um discurso coeso com os colaboradores não é uma atitude que possa ser deixada de lado.
A comunicação interna tem grande potencial para impactar o nível de motivação e sentimento de pertencimento dos empregados ao compartilhar valores e notícias da empresa. Mais engajados, a marca se fortalece, impactando também os clientes. E, para isso, é preciso medir a eficiência de suas ações.
Há diversas ferramentas para medir a eficiência das ações de comunicação interna. Confira algumas delas: Pesquisas: para aferir se o público interno está informado das notícias da empresa, é possível aplicar pesquisas simples sobre as novidades, os valores e o discurso da marca.
Pesquisa de clima organizacional: ferramenta conhecida pelos profissionais de RH, essa pesquisa mede os níveis de satisfação dos colaboradores e também pode medir a eficiência das ações de comunicação interna, contendo perguntas sobre a receptividade das informações divulgadas pela organização e o nível de engajamento dos funcionários.
Nível de engajamento: conferir se a equipe se sente motivada e orgulhosa em trabalhar na empresa demonstra também se as estratégias de comunicação interna estão sendo bem-sucedidas.
Aumento da produtividade: a comunicação interna prevê, por meio de ações que envolvem informação e engajamento, aumentar a produtividade dos colaboradores, evitando o retrabalho e o desperdício de recursos.
Espaços para feedback: a comunicação com colaboradores é uma via de mão dupla e deve considerar a perspectiva das lideranças e da equipe. Criar espaços para os funcionários darem suas opiniões também pode servir como termômetro da eficiência da comunicação interna da empresa.
Se você se interessou pelo tema, veja nosso vídeo sobre engajamento da equipe e comunicação interna para vendas. Esperamos que ajude!
Por Marília Néspoli Assessora de Comunicação