O marketing digital é um meio cheio de oportunidades de negócios para as empresas. Não é à toa que 75% dos empresários e gestores do noroeste paulista vão investir em iniciativas online em 2017. Para você, que está buscando conhecer mais sobre as possibilidades dessa área, selecionamos 5 livros que trazem dicas preciosas para se relacionar com públicos e gerar vendas on-line. Confira! “Marketing 4.0: Moving from Traditional to Digital”, de Philip Kotler (2016): Philip Kotler é considerado o pai do marketing e, na sua mais recente obra, o autor conta sobre a quarta onda do campo, com foco na transparência e personalização dos meios digitais. Já falamos sobre o Marketing 4.0, que tal dar uma olhadinha? 🙂 “Inbound Marketing – Seja encontrado usando o Google, a Mídia Social e os Blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah (2010): Apontados como criadores do termo inbound marketing, os autores comparam as ações de outbound marketing com as iniciativas de inbound marketing, mais personalizadas e menos intrusivas aos usuários. Halligan e Shah também apontam como gerar leads e convertê-los da melhor forma para o seu negócio. “Nocaute”, de Gary Vayrnechuk (2016): Você já deve saber que o marketing não é mais um processo unilateral, no qual somente a empresa divulga informações para fechar uma venda, ou nocaute, como Gary Vayrnechuk prefere chamar. Com os meios digitais, os públicos também passaram a emitir suas opiniões, seja a favor, seja contra o produto ou serviço. Este livro ajuda você a compreender como atuar e se posicionar no ambiente on-line para melhor interagir com seu cliente. “Marketing na Era Digital”, de Martha Gabriel (2010): Martha Gabriel investiga o meio digital e apresenta características de como os públicos interagem on-line, também atuando como produtores de conteúdo em suas redes, e o potencial desse meio para sua empresa criar ações de sucesso. “Os 8 Ps do Marketing Digital”, de Conrado Adolpho (2011): O brasileiro Conrado Adolpho é tido como um importante nome do marketing digital no país devido a sua metodologia de 8Ps, que são etapas da estratégia de uma ação de sucesso: pesquisa, planejamento, produção, publicação, promoção, propagação, personalização e precisão. Analu Cestito Especialista em Inbound Marketing