Para quem está navegando pela primeira vez nos mares da comunicação on-line, é necessário saber a importância de escolher as melhores palavras-chave, seja para busca orgânica (entenda a prática de SEO), seja para campanha patrocinada. Uma boa escolha de palavras-chave é o que garante maior tráfego ao site da empresa e, consequentemente, aumenta a chance de encontrar novos clientes. Sabendo disso, preparamos um roteiro que lhe dará base em como escolher as melhores palavras-chave e alcançar seus resultados. Veja:
• Conheça seu produto: escolher as melhores palavras-chave envolve um bom conhecimento do produto a ser vendido e, acima de tudo, de como o público procura por aquele produto. Isso porque nem sempre o que a empresa vende é o que o cliente procura;
• Faça pesquisas: uma forma de descobrir isso é o relacionamento em geral com os clientes atuais, questionando e conversando com eles. Outra opção são as ferramentas do próprio Google, como o Google Trends, e o planejador de palavras-chave do Google Adwords, que permitem que você monitore o número de pesquisas em determinados termos.
Exemplo: não adianta eu trabalhar com a palavra “hipoclorito de sódio” se os clientes procuram por “água sanitária”. Pode parecer óbvio, mas há muitas empresas que não investigam a forma como os clientes procuram pelo produto que ele vende.
Depois de escolher as melhores palavras-chave e listar as que mais têm a ver com seu negócio é a hora de aplicá-las. Para isso, vamos, de forma simples, contextualizar as duas possibilidades – busca orgânica e campanha patrocinada – afinal, para cada um desses conceitos, a aplicação de palavras-chave tem uma importante diferença:
• Busca orgânica: por ser gratuita, você pode fazer um trabalho com “infinitas” palavras-chave. É a teoria da cauda longa aplicada para conteúdo – mesmo palavras-chave com uma procura menor podem render bons frutos para a empresa a longo prazo. Por isso, você pode utilizar palavras que não necessariamente remetam diretamente a vendas, mas que atraiam pessoas para o seu site.
Exemplo: em vez de trabalhar a palavra-chave “comprar tênis”, que terá uma concorrência grande por ser muito geral, você pode escrever um conteúdo otimizando o termo “bons tênis para caminhar em dias de chuva”. É um termo bastante específico, mas que pode atrair tráfego para o seu site em uma eventual busca, que não terá uma grande concorrência (por isso terá um rápido rankeamento) e que poderá render frutos a longo prazo e ciclicamente.
• Campanha patrocinada: no Google Adwords, as buscas são cobradas por cliques. Por isso é importante uma palavra-chave focada em venda para que o cliente encontre o que procura no momento em que deseja e faça a conversão almejada pela empresa o mais rápido possível. Quanto mais conversões, mais barato o investimento. E as conversões podem ser uma séria de coisas: uma compra, um download de ebook, um cadastro para receber informações etc.
Google Adwords na prática Recentemente, na APP Sistemas , cliente Multivias desde 2013, assumimos a conta da empresa no Google Adwords. O cenário que encontramos estava focado em performance, mas não levava em consideração o conteúdo, que é parte fundamental do trabalho com campanha patrocinada.
Para isso, a equipe do núcleo de comunicação digital realizou análises e estudo de concorrentes e criou novas metas, extensões e anúncios que entregam os diferenciais da empresa, com otimização de palavras-chaves, levando em consideração conversões mais diretas, como cadastros realizados no site.
O resultado foi um aumento de 86% nas conversões no primeiro mês inteiro de trabalho. Outro destaque foi a “Pontuação de integridade da conta para a Rede de Pesquisa”, que estava abaixo de 70%, subir para 97% depois de dois meses. Essa pontuação é aplicada pelo próprio Google Adwords e se refere a boas práticas nas campanhas.
O objetivo da APP é captar esses e-mails, que são de pessoas interessadas no produto, relacionar-se com elas por meio de conteúdo relevante, para que, depois desse processo, seja feita uma abordagem comercial por parte da empresa.
Coautores: Samuel Gonçalves, gerente de contas Samuel Desiderio, analista de RP Digital