Para que uma empresa se dê bem no mercado é necessário levar em conta uma série de fatores que contribuirão para o fortalecimento da marca e alcance dos resultados esperados pelos gestores, inclusive, definir o seu público-alvo. Saber quem são os grupos de interesse que a sua marca se relaciona é um dos elementos fundamentais no planejamento de comunicação da empresa. Definir o público-alvo que interage com a marca e quais são suas principais características ajuda a criar campanhas mais assertivas e estratégicas.
Como definir o seu público-alvo?• Conhecimento: o guia da sua comunicação deve ser a maneira como o seu produto soluciona uma necessidade do consumidor. Refletir sobre as características dos possíveis clientes que concordariam em adquirir seu produto ou serviço ajuda a definir o seu público-alvo e a criar estratégias de comunicação que atingem as dores e os desafios dos consumidores, tendo a sua marca como a solução, além de gerar maior conexão entre público e marca, o que aumenta a confiança na sua empresa.
• Pesquisa: é indispensável saber quais são as expectativas do seu público frente ao seu produto. Para isso, não há nada melhor que uma boa pesquisa para associar as necessidades do público-alvo. Quanto mais dados apontados na pesquisa, melhor será a segmentação do público e maiores serão as chances de conversão. Não é um problema se no seu planejamento constar mais de uma persona: seus consumidores têm diferentes características (idade, gênero, localização, escolaridade etc.) e isso é normal.
• Observar: sim, saber quem a concorrência está atingindo, qual é o estilo do público, como essas empresas se comunicam com tal persona e também a forma como atraem novos prospects te auxilia a ter uma noção mais clara sobre o que seu público espera da sua comunicação. Observar o mercado ajuda a alinhar e inovar nas estratégias de comunicação – lembrando que isso significa apenas se inspirar por tal conteúdo e adaptá-lo ao seu negócio. Não é interessante copiar campanhas e ações de comunicação justamente porque, para ser referência no segmento, é preciso se diferenciar dos demais.
• Empatia: colocar-se no lugar do seu público vai te ajudar a entendê-lo. Nem tudo o que parece ótimo para você será também para o seu público, tampouco é interessante adotar uma prática só porque seu concorrente a faz. Para garantir a boa comunicação com seu público é preciso conhecer os desafios, as dores e as necessidades do consumidor (como foi dito no primeiro tópico). Isso te ajudará a validar e lapidar sua estratégia.
Quem pode me auxiliar?O planejamento e a execução das ações de comunicação da sua empresa podem ser realizados por um profissional interno ou terceirizadas. A segunda alternativa costuma ser a escolha de empresários e gestores que visam a otimização de suas agendas, a redução de custos e a maior especialidade nas diferentes soluções da comunicação.
No caso da Multivias Comunicação, são oferecidos serviços em variadas vias de comunicação, como comunicação interna, comunicação digital, publicações, memória empresarial, assessoria de imprensa, eventos e treinamentos corporativos e também assessoria de comunicação, que pode abordar todas as áreas anteriores. Com uma equipe multidisciplinar, a agência é capacitada para diagnosticar a comunicação do seu negócio, criando estratégias e executando as ações mais assertivas no recurso disponível. Para saber mais, você pode conferir alguns cases da Multivias aqui.
Karina Catelan Assistente de Comunicação Digital