Nós sempre destacamos aqui na Multivias que a comunicação anda lado a lado com a gestão. Na prática, isso quer dizer que não é possível ter uma boa gestão sem a comunicação para apoiá-la, ao mesmo tempo em que a comunicação não vai conseguir desenvolver um bom trabalho se não houver uma gestão qualificada na empresa e, para isso, um planejamento estratégico é fundamental. Como a gente pode cuidar da comunicação da sua PME, criamos este artigo com as principais dicas sobre como fazer um planejamento estratégico. Confira! 1. Defina missão, visão e valores Lembre-se:
Missão: responde a questão “Para que sua empresa existe?”. Se não houvesse dinheiro, qual o sentido da sua marca? A resposta a essa pergunta é a missão da sua empresa.
Visão: é a definição de onde você quer chegar em um prazo definido. Deve ser algo mensurável, como: “Atingir a marca de X clientes em 5 anos”.
Valores: são os pilares que levarão sua empresa a cumprir a sua missão e atingir a sua visão. Exemplo: comprometimento, transparência e ética. É esperado que todos os colaboradores tenham os mesmos valores da sua empresa. 2. Descubra seus pontos fortes e fracos Faça a análise do ambiente interno da sua empresa para descobrir quais são os seus pontos fortes – e enaltecê-los – e quais são os fracos – e resolvê-los ou, ao menos, neutraliza-los. 3. Encontre as oportunidade e ameaças Estude o ambiente externo da sua empresa para descobrir as oportunidades – e pensar em maneiras de aproveitá-las – e as ameaças – e procurar mecanismos para se precaver.
Exemplos de oportunidades: a saída de um concorrente, o espaço para lançamento de um novo produto e a chegada de uma universidade que vai oferecer melhor mão-de-obra. Exemplos de ameaças: aumento do dólar, alta de desemprego e mudança de hábito do cliente. 4. Entenda o seu público-alvo Saiba quais são os hábitos de consumo do seu público, suas dores, sua maneira de se comunicar, como a sua empresa pode ajudar, enfim, tudo o que se relacionar ao seu potencial cliente. O ideal, inclusive, é criar uma persona para pautar sua estratégia de comunicação. 5. Planeje Com todas essas informações em mãos, crie um cronograma composto por pequenas ações que vão fazer a empresa alcançar sua visão e cumprir sua missão. 6. Comunique Não esconda dos colaboradores a visão, o planejamento e sequer os resultados da sua empresa. Eles devem buscar o mesmo objetivo, então todos têm que estar cientes do que acontece, celebrando os resultados positivos e se incomodando com os negativos. 7. Analise Volte a tudo o que foi planejado para analisar os resultados e entender se o que foi pensado está acontecendo. Caso contrário, refaça o planejamento das ações, mas jamais perca de vista a missão, a visão e os valores da empresa. E sempre que alcançar a visão desejada, trace novos rumos para a empresa. Saiba mais sobre planejamento de comunicação em nosso canal no YouTube e baixe o e-book da GestãoClick sobre o assunto clicando aqui: