Gestores e empreendedores estão sempre buscando novas formas de aumentar suas vendas e, consequentemente, a lucratividade de suas empresas. Para isso, tentam contratar as melhores equipes de vendas, mas nem sempre isso é o suficiente para terem os lucros que desejam no final do mês. O aumento nas vendas exige mais do que colaboradores engajados, mas de uma estratégia de vendas eficiente e de dados confiáveis, além da criatividade e qualidade dos produtos e atendimento. Existem algumas dicas que podem ser aproveitadas por todos os tipos de empresas e que, se bem aplicadas, podem ajudar você nessa jornada de aumentar suas vendas. Vamos conhecer?
Conheça muito bem o seu público alvo
Essa dica pode até parecer básica, mas infelizmente muitos empresários no dão a devida atenção. Eles “acham” que conhecem o perfil de seus clientes, mas na prática, muitas vezes, não é bem assim.
Quando você não conhece bem seu público acaba criando e oferecendo produtos que não atendem as necessidades deles e, por isso, não consolida as vendas.
É fundamental conhecer profundamente as preferências e necessidades do seu público-alvo e, as vezes, fazer adequações ao seu produto ou marca para atendê-los – e esse pode acabar se tornando o grande diferencial da sua empresa.
Realize pesquisas, pergunte, converse, entenda quem compra os produtos ou serviços da sua empresa. Vá além de apenas saber a idade e o gênero deles. Descubra seus hábitos para conversar com ele.
Aposte no relacionamento com o cliente
Atrair novos clientes é o sonho de qualquer empreendedor já que essa é prova do sucesso e do crescimento da empresa.
O que muitas vezes é esquecido é a realização da manutenção do relacionamento com esses clientes, que faz eles voltarem a comprar e também indicar a empresa para outras pessoas.
A manutenção de um cliente custa bem menos do que a atração de novos consumidores, além de intensificar a relação com ele, o que faz aumentarem as chances de vendas com ticket médio mais elevado.
Invista em e-mail marketing com ofertas exclusivas para eles, cupons de desconto e também novidades interessantes que sejam do interesse dele. Mostre que você se lembrou dele em datas importantes, como o aniversário, por exemplo. Faça ele se sentir importante e lembrado.
Avalie a concorrência
Por mais que a sua empresa esteja fazendo tudo certinho, você não pode ignorar as ações da concorrência. É fundamental conhecer e avaliar de maneira crítica quais são as características e os pontos fortes das outras empresas para perceber o que pode ser melhorado no seu negócio.
Da mesma forma, identificar os pontos fracos da concorrência também oferece oportunidades para fazer diferente e oferecer algo que chame a atenção dos clientes, fazendo com que fechem negócio com você e não com os outros.
Crie uma estratégia de marketing atrativa
Não se engane acreditando que marketing é apenas para as grandes empresas, ou aquelas que têm muitos recursos. O marketing é ainda mais importante para as pequenas empresas, que ainda estão buscando seu lugar no mercado. Para essas, a divulgação consistente e assertiva é fundamental.
Hoje em dia o marketing digital permite que qualquer empresa possa investir em marketing e divulgar seus produtos ou serviços.
Com o conhecimento que você vai ter sobre o seu público-alvo, é possível criar campanhas direcionadas para pessoas que se interessam pelos seus produtos e isso traz mais resultados.
Invista na qualificação da sua equipe
Sim, é muito importante que a sua equipe esteja capacitada para oferecer o melhor atendimento aos seus clientes. Para isso, invista em treinamentos, workshops, palestras e garanta que todos os seus colaboradores conheçam as políticas da empresa.
Outra dica é criar incentivos para seus funcionários e valorizá-los para torná-los ainda mais engajados e envolvidos com as vendas.
Tenha um software ERP para tornar a rotina mais eficiente
E a última dica é aproveitar os benefícios que a tecnologia pode oferecer, utilizando um sistema de gestão empresarial ERP no seu negócio para facilitar a gestão e o acompanhamento das vendas e dos processos internos.
Com ele os registros dos pedidos se tornam mais ágeis, assim como a venda, o pagamento e a emissão das notas fiscais, contribuindo para a qualidade do atendimento. Por ser online, sua equipe de vendas pode utilizá-lo de qualquer lugar, e o sistema é atualizado automaticamente, transmitindo informações de estoque, por exemplo.
Com um software de gestão empresarial ERP você terá o total controle sobre o resultado da sua empresa, podendo acompanhar de perto e fazer as modificações necessárias.
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