O planejamento da comunicação é essencial antes do início de qualquer atividade nessa área. No entanto, algo muitas vezes subestimado pelas empresas é o diagnóstico empresarial prévio ao trabalho de comunicação. É por meio desse diagnóstico que se consegue entender os objetivos da empresa e, com isso, identificar como a comunicação pode trabalhar para reforçar os pontos fortes da organização ou neutralizar seus pontos fracos. Isso porque o foco da comunicação é reforçar mensagens que se propõem a atingir um fim. Ou seja, ela é o caminho, não a chegada.
Por exemplo: uma empresa que tem problemas de absenteísmo não terá na comunicação interna a sua solução. É preciso um diagnóstico empresarial – neste caso, do RH – para descobrir os motivos da ausência frequente dos colaboradores e, depois, a elaboração de um plano de ação que estimule a presença dos funcionários na empresa. A comunicação, então, entra com o papel de disseminar, positivamente, essas ações idealizadas. Comunicação não é só ferramenta Apesar disso, é importante notar que a comunicação não é só uma ferramenta – mural, intranet, redes sociais etc. Há diversos problemas em uma empresa que são oriundos de uma comunicação pessoal mal feita.
Segundo uma pesquisa de 2015, da empresa de recrutamento Michael Page, logo após a má gestão, a falta de feedback e de reconhecimento são os principais motivos de insatisfação no trabalho. Nesse sentido, é papel da liderança reforçar a comunicação pessoal para aproximar a organização aos colaboradores e evitar que isso aconteça.
Em empresas com gestão de excelência, inclusive, o papel da comunicação acaba sendo mais preventivo, atuando no dia a dia para fortalecer as mensagens-chave da empresa, parabenizar trabalhos de sucesso, dar voz aos colaboradores, enfim, criar meios para manter um ambiente de trabalho saudável.
O fato é que o diagnóstico empresarial consegue identificar essas situações e dar o suporte necessário para que o empresário tome decisões assertivas. A partir disso, a comunicação e a gestão caminham lado a lado. Comunicação sem gestão, quase sempre, não entrega resultados – e vice-versa. Dicas para fazer um diagnóstico empresarial Com tudo isso posto, cabem aqui algumas ações para que se faça um diagnóstico empresarial eficaz. Confira: – Analise o ambiente externo – Faça uma pesquisa de concorrentes – Veja como está a saúde financeira da empresa – Descubra o seu real posicionamento no mercado – Estude detalhadamente as operações da sua empresa – Avalie a situação dos seus colaboradores – Analise a capacidade técnica e motivacional dos seus líderes
Caso você precise se aprofundar em planejamento de comunicação, não deixe de conferir o vídeo Planejamento de Comunicação em 6 passos do nosso canal no Youtube:
Por Samuel Gonçalves Gerente de Contas