Muitos empresários e gestores, especialmente das PMEs, utilizam identidade visual como sinônimo de branding. A área contempla sim a identidade visual, mas não somente isso. Branding envolve a gestão de marca e tem grande impacto na percepção de seus públicos sobre o seu negócio. Aplicável a todos os portes, o branding nas PMEs é ainda mais essencial devido as suas particularidades como equipe enxuta e recursos limitados. Branding reúne pesquisas e análises de todo o universo ao redor da empresa, a atuação, o histórico, a cultura organizacional, o segmento, a comunicação já adotada, os concorrentes, os clientes, entre outros aspectos. O objetivo é descobrir a essência da marca, a razão pela qual a empresa foi criada, o próposito do negócio – o diferencial competitivo que somente essa empresa tem (leia mais sobre branding aqui).
A partir disso, o propósito e valores da marca são trabalhados no planejamento de comunicação da empresa, projetando a marca no mercado e conectando-a com seus públicos. Contudo, existem 3 erros principais de Branding nas PMEs e você pode saber mais no canal da Multivias Comunicação no Youtube. Confira:
A série “Pequenas Empresas, Grandes Marcas” ganha novos conteúdos sobre comunicação para PMEs a cada sexta-feira. Inscreva-se no canal da Multivias e acompanhe nossas dicas para projetar a sua empresa no mercado! Marília Néspoli Assessora de Comunicação