Uma boa comunicação pode transformar qualquer negócio. Por meio dela, marcas com discursos ou produtos revolucionários podem gerar conexões com seus públicos. Mesmo empresas imersas em um mar de concorrência também podem projetar seu propósito, a fim de se destacarem no mercado. Para conquistar essa projeção da marca, um bom caminho é usar a comunicação para embalar todo o propósito e as mensagens-chave que a empresa entrega de um jeito único. Um grande exemplo é a Enjoei, empresa brasileira de comércio eletrônico e consumo colaborativo, que criou uma abordagem diferente para conquistar seus públicos. O diferencial da marca em relação às empresas do ramo é a sua comunicação bem-humorada, autoral e amigável.
Se você ainda não conhece a marca Enjoei, sugerimos que faça uma visita ao site para observar como a comunicação da empresa é cativante. Vale deixar o alerta: a marca consegue ser tão envolvente que pode até deixar você com vontade de comprar ou vender um “enjôo” na plataforma. Breve história da marca Fundada em 2009 por Ana Luiza McLaren e Tiê de Lima, a Enjoei nasceu em forma de blog, por meio do qual o casal usava para vender roupas usadas próprias e de amigos, como um brechó virtual. Desde o início, adotava uma linguagem próxima e bem-humorada, que vem se mantendo ao longo dos anos.
Com o aumento da demanda de vendas, em 2012, o blog se transformou em um marketplace em que qualquer pessoa pode criar um perfil, chamado pela marca de “lojinha”, para vender artigos pessoais.
O sucesso da marca fez subir o número de usuários que desejavam comprar ou vender pelo site e atraiu também investimentos externos que, em 2013 e 2014, levaram a Enjoei a faturar 30 milhões de reais em 2014. Atualmente, a atuação da empresa tem sido cada vez mais voltada a plataformas mobiles e grande parte dos conteúdos produzidos para a comunicação são divulgados, especialmente, em redes sociais. Por que a comunicação da Enjoei evidencia a marca no mercado? O grande diferencial da Enjoei está na forma amigável e envolvente de se comunicar. Desde a identidade visual até as expressões utilizadas pela marca, toda a comunicação é elaborada de forma autoral e única, deixando evidente a intenção da Enjoei: comunicar um propósito. Dessa forma, cria também uma comunidade, envolvendo nas suas plataformas pessoas que criam e compram das lojinhas, mas também acreditam nos mesmos valores da marca.
Vejamos alguns pontos principais da comunicação da Enjoei:
1. Identidade visual A identidade visual de uma marca é formada pelos elementos que a representam visualmente, como o logotipo, as cores empregadas, a tipografia e slogan.
No caso da Enjoei, é fácil perceber que os elementos empregados pela marca representam características da empresa, como bom-humor, simplicidade, proximidade com o público e cuidado estético. Veja, por exemplo, a imagem abaixo, retirada da seção “como vender” do site. As cores empregadas no layout da plataforma são variadas e harmônicas entre si. Já a tipografia é limpa, arredondada e fácil de ler. E chama a atenção o fato de que a maioria dos textos são constituídos apenas por letras minúsculas. Ao contrário das letras maiúsculas, que podem passar a impressão de que o falante está “gritando” com o interlocutor, a predominância de letras minúsculas pode transmitir a mensagem de que o tom do diálogo é gentil, informal e descomplicado.
Todos esses fatores transmitem não apenas que a marca Enjoei é simples, próxima e amigável, mas também que é a plataforma e o funcionamento do negócio é simples e descomplicado. Isso atrai cada vez mais usuários a comprar ou vender com a ajuda da empresa. 2. Forma autoral de se relacionar com os públicos A Enjoei inventou um jeito próprio de se conectar com o público e esse é certamente o fator que mais diferencia a comunicação da marca em um mercado repleto de sites para venda ou compra de artigos pessoais.
Para ver como esse relacionamento acontece, confira as imagens a seguir, retiradas respectivamente da seção “como comprar” e “ajuda” do site: Além de brincar com palavras e inventar expressões – “segurança, do grego securitè”, “todos os dados são criptografados, que é um tipo de criptonita contra hackers” ou “atendimento mais charmoso do Brasiô” – a marca também se permite brincar com o público por meio da comunicação. Por exemplo: ao pedir um cadastro ao usuário, que envolve o fornecimento de dados pessoais e bancários à empresa, a Enjoei diz: “você vai precisar de um cadastro provando que não é um robô viciado em compras”. Já para explicar que a compra pelo site é realmente segura, a marca garante: “não tem neura”. E, para tranquilizar o usuário que pode estar com uma dúvida sobre o funcionamento da plataforma, ela afirma: “ter dúvida é normal, todo mundo tem”, e ainda coloca em outras categorias dúvidas que não têm a ver com o assunto, para brincar com a afirmação de que ter dúvidas é realmente normal: “dúvidas existenciais dos seres humanos” e “dúvidas sobre o mistério de tostines”. Da mesma forma que toda a identidade visual da Enjoei representa bem suas características, a linguagem descontraída contribui para reforçar características importantes da empresa e de seu funcionamento. É como se estivesse escrito nas entrelinhas: “com a Enjoei, não há complicação. É fácil, seguro e divertido comprar ou vender por meio da plataforma”. Outro recurso muito usado pela marca é transformar simples produtos, que podem ser encontrados em qualquer loja em “os produtos”, anunciados e vendidos com muita criatividade e bom-humor por meio da Enjoei. Por isso, ao anunciar o produto, a empresa orienta aos donos da lojinha a tirar boas imagens da peça e pensar em descrições assertivas para atrair consumidores. Veja o exemplo nas imagens a seguir, retiradas de três posts do Instagram da empresa – na parte de “Histórias”, disponíveis por 24 horas aos usuários da rede social: Criando uma brincadeira com os produtos disponíveis em lojinhas de usuários da Enjoei, a marca transforma simples artigos em objetos que contam uma história inesperada, trazendo mais valor ao produto e, claro, à comunicação como um todo. 3. Termos usados Outro ponto importante que diferencia a comunicação da Enjoei e reforça a linguagem autoral e única da marca são os termos usados para renomear itens já comuns ao mercado virtual. Confira alguns exemplos (e imagens abaixo): – enjucoin: moeda virtual da marca Enjoei que pode ser adquirida no site à medida que os usuários realizam transações; – frete suavizeitor: parceria entre o usuário vendedor e a Enjoei para oferecer desconto no frete ao usuário comprador; – yeah-yeah / yeyezar: botão semelhante ao “curtir”, sinalizando que o usuário gostou ou tem interesse por um produto. Ao “yeyezar” um produto, o usuário irá receber um alerta sempre que aquele item estiver com desconto na plataforma. – enjuaula: nome de categoria de vídeos fornecidos em redes sociais pela marca para ensinar dicas do tipo “faça você mesmo” aos seguidores. 4. O que minha marca pode aprender com isso? Depois de ver como uma empresa consegue se destacar no mercado por meio de uma comunicação criativa e engajadora, você pode estar se perguntando: “como é que eu posso aplicar esses exemplos na comunicação da minha empresa?”. Na verdade, nenhum desses exemplos podem ou devem ser aplicados a outras marcas. Afinal, como vimos, a comunicação da Enjoei é totalmente autoral e transparece o propósito da marca. Mas não desamine, pois outras empresas – inclusive pequenas e médias empresas – podem aprender com o case da Enjoei com insights para criar seu próprio discurso. Comece por dentro: olhar para si e encontrar as características que somente a sua empresa é capaz de entregar e, claro, usar a comunicação para evidenciar esses atributos. Se você estiver interessado em mais informações para encontrar esse caminho e usar a comunicação para transformar a sua empresa, siga o canal da Multivias no YouTube. Semanalmente, publicamos vídeos na playlist “Pequenas empresas, grandes marcas” para mostrar técnicas, ideias, sugestões e muito incentivo para fazer da sua empresa uma grande marca.