Momentos de instabilidade econômica, em muitos casos, significam tempos de frear investimentos. Inseguros, alguns empresários podem cortar custos de um lado ou de outro na tentativa de sobreviver ao mercado crítico. Contudo, recentes pesquisas demonstram que as pequenas e médias empresas seguem outro caminho. Em estudo realizado pela Deloitte com 746 empresas, foi observado que os empresários das pequenas e médias empresas estão otimistas com seus negócios em 2017, esperando elevar suas receitas em 12,2%, mesmo no atual cenário econômico. As grandes empresas, por sua vez, esperam crescer 8,3%. A pesquisa mostra que há oportunidades a serem exploradas enquanto os concorrentes estão receosos a respeito do mercado.
Quando o ambiente apresenta riscos, pode ser estratégico se reinventar no mercado – e é nisso que as PMEs estão pensando. Segundo a Desenvolve SP, esses empresários aplicaram R$ 12 milhões em projetos para aprimorar seus produtos, processos e serviços, número 156% maior que no ano passado. Vemos, então, que, mesmo em períodos de crise, há espaço para investimentos assertivos visando conseguir projetar a marca. E por que a comunicação passou a ser indispensável? Décadas atrás, os serviços de comunicação eram resultados de altos investimentos destinado para as grandes empresas. As agências de comunicação tratavam, geralmente, da publicidade massiva nas mídias tradicionais. Para as PMEs, restavam alternativas de menor impacto. Com a internet, ambiente no qual todas as marcas podem ser produtoras de conteúdo e ter uma relação direta com seus públicos por meio de redes sociais e e-mail, uma nova dinâmica surgiu.
Com esse novo panorama, é possível criar estratégias muito mais acessíveis e que também atingem alta escala de pessoas. Melhor ainda: segmentando seus públicos, você pode encaminhar a mensagem para exatamente quem deseja te ouvir – e, quem sabe, logo se tornar um cliente.
Sendo assim, mesmo em momentos inseguros vale a pena buscar se diferenciar dos concorrentes e conseguir se conectar com seus clientes, projetando a sua marca no segmento. Relacionamento é constância e somente com ações recorrentes é possível aumentar a percepção da sua marca e os resultados que você busca. Por Marília Néspoli Assessora de Comunicação