A importância do marketing de conteúdo é uma realidade cada vez mais forte. Não é à toa: as mídias são bombardeadas de anúncios a todo momento e, consequentemente, os usuários sentem falta de mensagens bem elaboradas e de qualidade. Nessa corrente, pesquisa aponta que 7 em cada 10 empresas utilizam essa metodologia para dialogar com os públicos. Por meio da produção de informações relevantes, cria-se uma rede de engajamento consistente, tornando a sua marca referência no segmento em que ela atua. O material produzido pode ser dirigido para público interno, externo ou mesmo misto, adequando o conteúdo, a periodicidade e o formato de acordo com o perfil do leitor. Benefícios das publicações corporativas Com as publicações, você consegue aumentar a visibilidade da organização, divulgar as especialidades e os diferenciais do negócio, gerar mais leads e alinhar a comunicação da empresa, expressando aos públicos os valores da marca, de modo transparente. Dessa forma, obtém o mais importante: sua marca é lembrada!
Para isso, é possível utilizar as tradicionais publicações nos seus mais variados formatos. Considerando importantes critérios como o objetivo, a periodicidade, o público, o conteúdo e o orçamento, você pode escolher o modelo que mais se adequa à necessidade do seu negócio. Veja, a seguir, mais detalhes sobre cada uma das publicações: Boletim Permite a divulgação de informações de forma rápida e não necessitam de profundidade no conteúdo, podendo ser veiculada em meios digitais, como e-mail e intranet, e também impressos. Devido a maior fluidez da mensagem, seu custo é menor. Newsletter Também colaborando para divulgar notícias imediatas e pontuais, como campanhas e informações corporativas, a newsletter trata da mensagem com maior profundidade que o boletim. É popular por ser divulgada por e-mails e intranet, o que reduz o custo do material. Jornal Contam com uma periodicidade determinada, sendo semanal, mensal, bimestral ou semestral. Por isso, mesmo se for divulgado em um espaço de tempo maior, deve-se atentar para a validade da notícia. Pode ser dirigido ao público interno ou externo, em mídias on-line ou off-line. Revistas Esse formato de publicação oferece conteúdo mais extenso e aprofundado sobre as notícias corporativos e do segmento de atuação da empresa. Assim, como o jornal, deve-se evitar mensagens que perdem a relevância, respeitando a periodicidade escolhida. Para fortalecer a identidade da marca, é necessário atenção com a diagramação do material, mantendo-o atrativo ao leitor. O cuidado com a estética e o conteúdo mais elaborado fazem com que esse formato de publicação tenha um custo maior, em comparação com os outros tipos. Por Marília Néspoli Assessora de Comunicação