A sua marca é construída por todos os esforços e processos internos, refletindo a estratégia, os valores, a missão e a cultura organizacional. A forma como ela é percebida pelo público interno e externo é crucial. Os colaboradores podem transmitir engajamento e satisfação, assim como desmotivação e ineficiência. Os clientes, por sua vez, podem se tornar advogados da marca ou mesmo viralizar um conteúdo prejudicial à reputação da empresa. O potencial dos públicos em serem protagonistas na projeção da marca demonstram a importância dos relacionamentos promovidos no negócio.
Nesse caminho, a produção de conteúdo apresenta um papel relevante em fortalecer uma marca por ser uma fonte de informação e diálogo com os stakeholders. Por meio da oferta de conteúdo relevante e de qualidade, você mostra ao público sua autoridade no assunto e divulga suas especialidades. Assim, a marca é percebida como uma referência do segmento. Por onde começar? As publicações dirigidas são eficazes ao aliar a estratégia de comunicação, que envolve o perfil do público, linha editorial e posicionamento de marca, com uma boa redação e também com o conhecimento apurado sobre o tema. A partir desses aspectos, há vários formatos que podem ajudar você, como o boletim, a newsletter, o jornal e a revista. Boletim Material com conteúdo resumido e informações mais pontuais e imediatas. Por isso, é necessária que sua divulgação seja rápida, de modo que a mensagem não deixe de ser relevante. O boletim pode ser distribuído tanto para clientes, como para colaboradores, sendo popularmente divulgado por e-mail ou intranet, o que reduz seus custos de produção. Newsletter Tal método também conta com conteúdo mais pontual e atemporal, como campanhas, mudanças na empresa, assim como matérias um pouco mais elaboradas e aprofundadas que as ofertadas no boletim. É dirigido ao público externo ou interno, geralmente por meios digitais, como e-mail ou intranet. Jornal No jornal, os temas são mais explorados do que nas publicações anteriores, podendo conter informações da empresa, notícias do mercado e matérias mais amplas, como entrevistas, perfis, ensaios etc. O material pede um maior cuidado com a diagramação, a fim de manter o leitor atraído durante a leitura, e pode ser tanto on-line, quanto impresso. Revista Por fim, a revista pode ser dirigida aos colaboradores, para informá-los das novidades da empresa, assim como para os clientes, a fim de divulgar o serviço e fortalecer a marca. Proporciona conteúdo informativo e interpretativo, com pautas que dialogam com a empresa e o segmento de atuação. Não se trata, contudo, de um catálogo ou compilado de anúncios. Exige diagramação atrativa, envolvendo textos e ilustrações, podendo ser divulgada em mídia on-line ou impressa. Por Marília Néspoli Assessora de Comunicação