Antes de tudo, vamos desvendar essa expressão tão comentada e aguardada pelos consumidores. Black Friday é um evento de origem estadunidense que ocorre logo após o dia de Ação de Graças, festividade típica do país. A data inicia a época das compras de natal e, desde sua criação, em 1932, as empresas trabalham a comunicação para a Black Friday, visando o alto volume de vendas.
Na data, as lojas físicas são abertas bem cedo, inclusive em alguns casos durante a madrugada, ofertando produtos com descontos fantásticos. Hoje, a Black Friday acontece em vários países do mundo, assim como no Brasil, caracterizado como o dia mais movimentado no setor de compras.
Aponta-se que o setor de varejo eletrônico é um dos mais ativos no dia. E, nesse período, os meios digitais são os favoritos para promover produtos na Black Friday, uma vez que muitos varejistas priorizam suas ofertas no e-commerce. E, frente a grande concorrência da data, cuidar da sua comunicação para a Black Friday é tão importante quanto definir faixas de descontos e selecionar os produtos promocionais. Como fazer a sua comunicação para o Black Friday O mundo digital oferta uma gama de oportunidades de alcance e promoção de empresas. A velocidade e a repercussão de um assunto na internet são rápidas e, por isso, é muito importante preparar sua comunicação para a Black Friday de forma assertiva. Aproveite a data também para antever possíveis problemas que sua empresa pode enfrentar, tal como esgotamento de produto ou problemas na entrega.
Para evitar crises, não há nada melhor que um bom planejamento. Confira alguns passos que você não pode deixar de considerar:
- Usabilidade e navegação do seu site
Se você conta com um site como canal de vendas, certamente deve se preocupar em torná-lo o mais eficiente possível para gerar venda. Já antecipe as possíveis dúvidas e dificuldades dos usuários e torne a sua plataforma veloz, com navegação fácil e intuitiva. Assim, a plataforma ganha credibilidade e sua empresa simplifica o processo de vendas para o cliente, aumentando as chances da compra.
- Site e redes sociais atualizados
Prepare seu público para o grande dia. Se você tem um blog no seu site, que tal alimentá-lo com conteúdo relacionado à Black Friday? Isso também se aplica às redes sociais, nas quais você pode criar uma ação que gere expectativa no público, com campanhas atrativas, contagem regressiva, depoimento de clientes satisfeitos etc. Assim, o seu usuário esperará a chegada da data com a sua empresa.
Lembre-se: as redes sociais oferecem inúmeras ferramentas para promoção de produtos e serviços, então, ouse!
- Monitoramento constante
Monitore tudo! Isso mesmo: é preciso estar atento a todos os detalhes que envolvem a sua comunicação na Black Friday. Verifique se houve menções da sua empresa, se a marcaram nas redes sociais, se utilizaram a hashtag que você definiu na campanha, entre outras coisas. Também não se esqueça de avaliar se a repercussão da sua empresa foi positiva, interagindo com seus consumidores. Cai bem, também, ver como foi a performance de seus concorrentes para compreender de que forma a marca pode aprimorar a comunicação, destacando-se das demais empresas do segmento. Fique atento! Não deixe para preparar a sua comunicação para a Black Friday em cima da hora: no Brasil, a data será no dia 24 de novembro. Planeje e comece suas ações. Boa sorte nas vendas! 😀 Karina Catelan Assistente de Comunicação Digital