Vias com públicos segmentados podem ajudar você a melhorar a comunicação com clientes, colaboradores ou, até mesmo, parceiros. Por meio de um conteúdo diferenciado que envolva o universo da marca, é possível informar, engajar, interagir e gerar negócios com diferentes stakeholders. Para isso, existem alguns métodos que permitem esse contato, como o e-mail marketing. Técnicas e estratégias do e-mail marketing desdobraram-se em outras possibilidades, como a newsletter, que contém caráter mais informativo sobre o universo da marca, e o inbound marketing, que utiliza também o e-mail para conversão de um visitante em um possível cliente do serviço ou produto da empresa.
Há alguns cuidados que são recomendados antes de começar a utilizar e-mail marketing para promover o seu negócio. É comum que você produza um conteúdo relevante ao seu público, mas que ainda assim o destinatário não o recebe porque o e-mail foi movido diretamente para o spam ou lixo eletrônico. Os filtros dos provedores, o alto número de mensagens que são enviadas diariamente por outras empresas e problemas na mensagem com conteúdo que não é do interesse do usuário são grandes desafios que as marcas enfrentam utilizando o e-mail marketing. Confira algumas dicas importantes para conseguir melhores resultados: – Identificar problemas de entregabilidade, assegurando que sua mensagem não vá para o spam do usuário; – Revisão do formato e conteúdo para adequá-los ao perfil do público-alvo; – Acompanhamento dos usuários que leem o e-mail, identificando o dispositivo que utilizam, como celular ou desktop. Assim, é possível direcionar campanhas considerando as particularidades do meio;– Misture mídias e crie um conteúdo atrativo. Contudo, cuidado para não utilizar somente imagens, o que aumentam as chances da mensagem ser barrada pelos filtros dos provedores;
– Como em qualquer outra via de comunicação, crie campanhas direcionadas ao perfil do público-alvo. As pessoas buscam se sentir representadas nos anúncios, o que aumenta a chance de engajamento;
– Confira as taxas de crescimento do seu mailing (banco de dados que reúne nomes, endereços e dados adicionais de consumidores e prospects), assim como as taxas das pessoas que se descadastraram na lista ou marcaram o conteúdo como spam. Esses números podem indicar oportunidades ou problemas na campanha. Por Marília Néspoli Assessora de Comunicação