No início de 2015, a equipe da Multivias Comunicação observou um fluxo de visitas orgânicas no site da CCLi Consultoria Linguística, nossa cliente desde 2008. Tratava-se da página que continha informações sobre o TEAP, um dos principais exames de proficiência da língua inglesa. A página tinha audiência relativamente superior às demais páginas. Analisando o portfólio e a bagagem de conhecimento do cliente, iniciamos a produção de uma isca digital – item básico para qualquer ação de inbound marketing.
Dessa forma, as visitas, que habitualmente já acessavam a página, teriam um conteúdo-extra e, de quebra, a CCLi poderia captar seus contatos. A peça escolhida foi um e-book com material rico sobre as características da prova, técnicas para estudo, entre outras coisas. O objetivo era simples: atrair esses leads para a base da empresa com um assunto de meio de funil. Nessa etapa do fluxo de automação, os leads que normalmente procuram esse tipo de material já estão na fase de Reconhecimento do Problema/Consideração da Solução, pois já sabem da existência da prova e querem, cada vez mais, se especializar no assunto.
E os resultados foram além do esperado Depois de um ano com as ações de inbound marketing acontecendo (automação de e-mails para quem baixou o material, além da divulgação extra nas redes sociais), conquistamos 3.667 visitantes e 2.184 leads na landing page de download do e-book, o que significa 60% de conversão (importante: 25% já é considerada uma taxa boa). Desse público, 2.017 completaram o fluxo de e-mails – um total de 92,3% de pessoas envolvidas (dados extraídos em 07 de dezembro de 2016). São leads “quentes”, colocados em contato direto com o Departamento Comercial da empresa. “É excelente a estratégia de partirmos para o fundo de funil com ações que geram oportunidades de venda”, afirma Daniel Rodrigues, diretor da CCLi Consultoria Linguística.
Inbound Marketing na Multivias Comunicação A Multivias Comunicação é agência parceira certificada pela Resultados Digitais, maior referência do país em inbound marketing. “Ter a certificação da RD é o aval de que estamos no caminho certo, de olhar estrategicamente para cada etapa do funil”, comenta Ligya Aliberti, diretora da Multivias Comunicação.
Por Analu Cestito Especialista em relações públicas digitais