Pelo quarto ano consecutivo, Florianópolis/SC recebeu um dos maiores eventos de Marketing Digital e Vendas, o RD Summit 2016. Organizado pela Resultados Digitais, empresa de marketing digital, o evento contou com dois dias de programação que, com palestrantes experientes, abordou variados temas relacionados ao universo de vendas online e gestão empresarial. O RD Summit deste ano reuniu 5 mil participantes muito engajados. Ligya e Aline Aliberti, da equipe da Multivias Comunicação, parceira da Resultados Digitais, estiveram presentes no evento e contam um pouco do que viram por lá. A programação incluía atividades simultâneas a cada 40 minutos. Na manhã do primeiro dia, o público pôde aprender com o palestrante Will Reynolds, diretor de estratégia digital da SEER, sobre o universo que envolve o SEO. Will dividiu estratégias e técnicas de SEO e mostrou alguns deslizes que as empresas cometem e, por isso, não obtêm o resultado esperado. Durante a palestra, o diretor compartilhou diversas dicas, entre elas o meta description, a descrição que o usuário encontra abaixo de cada resultado na sua pesquisa no Google. Segundo o palestrante, apesar de não interferir no posicionamento da página na busca orgânica, a tag faz o usuário clicar ou não em um site. E finalizou com a dica: devemos escrever o que realmente o usuário procura e não o que deduzimos que ele irá procurar. No mesmo dia, Eric Santos, CEO da Resultados Digitais, subiu ao palco da plenária para mostrar ao público as atualizações realizadas no software RD Station. O momento contou com um astronauta que, junto ao público, fez a contagem regressiva para lançar o foguete, o símbolo do crescimento promovido às empresas pela ferramenta, sob aplausos da equipe da Resultados Digitais, que se mostrou muita envolvida com todo o evento. Já no último dia do RD Summit 2016, os participantes puderam ouvir de perto as dicas sobre Growth Hacking do guru do marketing digital, Neil Patel. Em sua apresentação, ele mostrou formas criativas de divulgação online que ajudarão no crescimento das empresas em 2017. Marketing online é setor em potencial para as empresas O Inbound Marketing, que une diversas estratégias para atrair voluntariamente o público – de fato – interessado no seu negócio, foi o tema mais comentado do evento. Não é pra menos: além da Resultado Digitais ter uma ferramenta que ajuda nessas estratégias, a RD Station, a área vem ganhando muita força no Brasil, sendo um campo com muito potencial para o seu negócio atuar no próximo ano. O evento contribuiu com dicas simples e profundas para exemplificar as estratégias, atendendo públicos de níveis de conhecimento variados. Quem já trabalhava com Inbound marketing, ou mesmo quem estava ouvindo os conceitos pela primeira vez, saiu do evento com vários insights e ansioso para colocar todas as ideias em prática. A imersão valeu a pena! Por Aline Aliberti