“Fazer a empresa ser aprendiz, o que significa realizar um laboratório com seus colaboradores para antever as manobras estratégicas, conforme as turbulências do mercado”. É dessa forma que Maria Inês Costa, sócia-diretora da CB Center: Consultoria em Estratégia e Gestão Eficaz de RH, define desenvolvimento organizacional, um processo interno e contínuo que torna a empresa flexível para se adaptar às transformações do cenário em que atua, sendo do âmbito econômico, cultural, tecnológico etc. Tal valor deve refletir na cultura organizacional, incentivando os colaboradores de todos os níveis hierárquicos a serem proativos e estrategistas.
O envolvimento dos colaboradores é importante para o processo ser incorporado na empresa. Por meio de atividades de análise de mercado, do negócio e dos perfis dos funcionários e clientes, é possível definir estratégias mais adequadas, além de compartilhar o saber produzido internamente. “Desenhar os valores e competências do negócio e das pessoas é fundamental para sinalizar os rumos da empresa e descobrir o perfil profissional que é preciso para enfrentar a concorrência e garantir a fidelidade dos clientes”, esclarece.
Sonho que se sonha junto torna-se realidadeA Multivias Comunicação iniciou o trabalho de desenvolvimento organizacional há 10 meses com o intuito de ampliar o conhecimento sobre o diferencial da empresa pelos colaboradores. “Atuamos a partir do conceito da visão Multivias, que é tão única no mercado e está muito clara para as gestoras. Queríamos que a equipe também se apropriasse do valor para refletir na gestão de cada cliente e trabalho entregue”, conta Maria Inês.
Para isso, ocorreu um profundo trabalho para revisitar a essência, a missão, os valores e a visão da empresa com a liderança, assim como a avaliação dos produtos e a pesquisa sobre a satisfação dos clientes. Por meio desse método, o conceito foi fortalecido ao ser construído em conjunto com os colaboradores, pensando em transmitir a visão Multivias nos atendimentos e projetos. “Criando uma linguagem em comum, que é a filosofia da organização, os profissionais conhecem as competências do negócio e as competências que são esperadas deles. Assim, as pessoas caminham junto com a empresa”, explica.
Para Ligya Aliberti, diretora da Multivias Comunicação, que sempre acreditou na força do propósito das pessoas e empresas, o trabalho de desenvolvimento organizacional é fundamental para gerar a proposta de valor de marca de dentro pra fora. “A equipe é envolvida na estratégia do negócio e isso tem um impacto positivo gigante, já que todos ajudam a construir os planos e enxergam seu lugar na execução deles. Além disso, há um ganho na integração e coesão da equipe”.
A ferramenta apóia as estratégias de branding, uma vez que a marca é construída organicamente dentro dos processos criados pela equipe, transparecendo aos demais públicos, como os clientes. “Sabemos que o colaborador é o primeiro cliente de uma empresa, então, se conseguimos envolvê-lo, consequentemente, ganhamos na projeção de nossa marca”, destaca Ligya.
Por Marília Néspoli Assessora de Comunicação