“capacidade de criar, de inventar; qualidade de quem tem ideias originais, de quem é criativo; capacidade que o falante de uma língua tem de criar novos enunciados sem que os tenha ouvido ou dito anteriormente”
Criatividade é o elo entre todos nós que atuamos na área de Comunicação Corporativa – jornalistas, publicitários e relações públicas – e que lidamos com habilidades diversas na operação, estratégia e gestão das marcas”. Nós, comunicadores, temos a difícil missão de chegar até a essência da criatividade o tempo todo, principalmente quem exerce a produção de conteúdo. Criatividade vem também da experiência Durante uma conversa com um jovem, recém inserido nesse universo da comunicação, eu cantarolei um trecho de “As rosas não falam”, lembrando como minha avó cantava tal canção enquanto cozinhava. Ele me questionou: “O que é isso?”. Eu: “Cartola”. Ele: “O que?” (em tom de total desconhecimento). Resumidamente, expliquei. Então, ele disse: “Nossa, que coisa de velho! Fala sério!”. Ou seja, além de não conhecer, não demonstrou o menor interesse naquilo.
O que é importante ressaltar aqui é que, independentemente da idade, hábitos ou gostos, nenhuma atividade é realmente criativa sem um HD recheado de conhecimento – aquele interno, que carregamos em nossa cabeça. E o conhecimento não é apenas se munir com instruções técnicas da sua área, mas, também, entrar minimante em mundos que fogem um pouco do nosso universo particular para nos abastecermos de referências, que nos apoiarão em diferentes situações críticas. Não estamos falando aqui daquela velha ideia: “Leia um livro por mês (sobre assuntos variados) que você será criativo”. Não. É muito mais que isso: estamos falando de vivências.
Passeie. Converse com outras pessoas, principalmente, aquelas que têm opiniões contrárias às suas. Vá ao cinema. Ouça músicas daquele cantor que você nunca ouviu falar. Viva novas experiências, teste outras sensações, conheça e adquira um olhar crítico sobre as coisas. O mundo vai além do que nós conhecemos. E a criatividade não vem somente da inspiração: vem também de muita pesquisa e experimentação. Então, permita-se fugir do mesmo para encontrá-la. Viva – e a criatividade virá! Marina Castellan Assessora de Comunicação