Media training: a melhor maneira de lidar com a imprensa

Você já gaguejou durante uma coletiva de imprensa? Teve a sensação de estar sendo bombardeado pelos jornalistas? Em alguma ocasião, alguém da sua empresa se negou a responder perguntas de jornalistas? Se você respondeu sim para alguma dessas perguntas, é porque você ou os colaboradores da sua empresa estão precisando de um media training. O media training – ou treinamento de mídia – é uma das ferramentas de comunicação mais importantes da atualidade, pois prepara quem precisa se expor nos veículos de comunicação com técnicas sobre como se comunicar corretamente, como apresentar uma postura corporal condizente, de que forma expor as informações, como tratar os jornalistas etc. É imprescindível que as empresas saibam se portar perante a mídia, pois um deslize pode afetar toda uma imagem criada durante anos. E mais do que isso, em qualquer lugar que esteja, você leva junto o nome da sua empresa, por isso é fundamental seguir uma mesma linha na hora de se apresentar. Assim, confira algumas dicas de media training para que suas apresentações possam ocorrer sem contratempos. – Apresente um vocabulário impecável e uma pronúncia correta; – Revise todos os pontos do assunto que será abordado antes da entrevista e saiba para quais jornalistas ou meios de comunicação irá falar; – Se você terá que falar números ou dados específicos, anote-os de forma clara e leve para a entrevista; – Não fale mais do que foi perguntado; – Diga a verdade ou então não fale; – Não olhe diretamente para a lente da câmera e sim para o jornalista que lhe fez a pergunta; – Não “roube” o microfone do jornalista; se o microfone for de lapela, cuidado para não bater as mãos e nem tossir em direção a ele; – Dose as movimentações das mãos e da cabeça, não faça gestos exagerados e nem caretas; – Controle o tom de voz e demonstre firmeza, credibilidade e simpatia ao falar; – Apresente um visual limpo, sem roupa amassada ou com manchas de suor; as mulheres devem evitar decotes e transparências; – Não peça ao repórter que mande o texto antes de publicar ou para lhe mostrar a reportagem gravada. Dê informações corretas e diga: “Se precisar de algo mais, estou à disposição”. Por Gabriela Contieri     Botão para Blog_Livro e Diagnóstico