É muito comum encontrarmos profissionais de uma mesma empresa com diferentes perfis, formações e experiências. Cada colaborador agrega valor de forma individual para que a empresa se projete no seu segmento. No mercado há 9 anos, a Multivias Comunicação atua em diferente frentes: como uma extensão do departamento de comunicação das empresas ou até como a responsável pela estratégia completa de comunicação dentro de uma organização. Devido a essa experiência, a Multivias percebeu que tanto os profissionais de logística e do financeiro, quanto o diretor e o profissional de marketing, são comunicadores. Os colaboradores se comunicam e interagem entre si, com parceiros, com a imprensa e com clientes. Por isso, se faz necessário capacitar toda a equipe para que a empresa apresente um discurso coeso e alinhado com a imagem que deseja passar aos públicos.
Por meio de um, é possível identificar quais treinamentos são indicados para a equipe da empresa.
– Media training: é uma boa alternativa para as empresas que querem se relacionar com a imprensa. O treinamento elege quais colaboradores serão os porta-vozes do negócio e define quais as mensagens-chave que a organização deseja passar.
– Branding: para as empresas que querem fortalecer sua identidade, é importante treinar os colaboradores para alinhar a comunicação interna e externa.
– Casos específicos: caso a empresa conte com uma equipe interna que apoia as atividades de comunicação, oferecer treinamento das ferramentas e técnicas utilizadas é necessário para haver sinergia entre estratégia e ação cotidiana. O Comuninter Há dois anos, o Comuninter (Centro de Comunicação no Interior) surgiu com o objetivo de disseminar boas práticas de comunicação no interior paulista. A Multivias Comunicação, interessada em contribuir com o desenvolvimento do mercado de comunicação corporativa da região da qual faz parte, idealizou e mantém o projeto, tendo uma equipe interna dedicada às atividades do Comuninter. “Como estamos sediados em Rio Preto, percebemos que há demanda por capacitação do profissional comunicador na região – antes, era preciso se deslocar até grandes cidades para encontrar conteúdo direcionado para a área”, explica Ligya Aliberti, diretora da Multivias Comunicação e coordenadora geral do Comuninter.
O Comuninter realiza cursos e eventos destinados a empresários e profissionais que reconhecem o papel da comunicação em seus negócios e atividades. O grande evento de destaque foi o Fórum do Comuninter 2016, no qual foram reunidos 200 profissionais de comunicação e marketing e empresários de São José do Rio Preto e região para aprender novos conceitos e discutir suas vivências em painel, minicursos e rodada de mentorias. No Fórum, pelo segundo ano consecutivo, aplicamos a pesquisa que mede as tendências do mercado de comunicação corporativa da região. Fornecendo importantes dados sobre reconhecimento da atividade, perfil do comunicador, interesse de aprendizado e intenção de investimento, a pesquisa do Comuninter agrega aos profissionais que reconhecem que comunicação não é mais um item acessório nas organizações.
O Comuninter surpreende oferecendo mais eventos em 2017, somando 6 encontros ao longo do ano. Além disso, conta com apoio da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), que convidou Ligya Aliberti para dirigir o capítulo noroeste paulista da organização. “Estamos muito satisfeitos com essa parceria, pois, assim, podemos aproximar ainda mais a Aberje do interior, oferecendo mais oportunidades de capacitação para os empresários e profissionais locais”, explica. Por Marília Néspoli Assessora de Comunicação