Comunicação integrada: uma realidade nas empresas

O meio digital vem revolucionando a sociedade e modificando todas as dimensões da vida humana, como o trabalho, os relacionamentos, o lazer e até a educação. Dessa forma, no âmbito empresarial, o cenário torna-se cada vez mais competitivo e as empresas estão tendo que se adaptar para se destacarem e terem uma melhor atuação com seu público. De acordo com o sociólogo espanhol Manuel Castells, autor do livro “A sociedade em rede”, as empresas se tornaram a própria rede. O novo sistema de comunicação não está somente contido em cada mensagem, mas na constante interatividade entre todas as mensagens, receptores e emissores. Ou seja, antes das empresas decidirem o que ela quer, é preciso ver o que os seus colaboradores e os clientes desejam e esperam da empresa.

Dessa forma, a comunicação integrada surge como uma ferramenta que visa articular ideias, esforços e estratégias de comunicação de uma organização de forma global, no qual o principal objetivo é estabelecer e manter a relação da organização com os seus mais diversos públicos de interesse.

Desafios Para uma gestão da reputação e do relacionamento, as empresa precisam construir uma comunicação mais orgânica e participativa, tornando cada integrante da empresa um comunicador consciente de sua responsabilidade. Assim, se você, empresário, quer agregar valor ao seu negócio e se destacar entre seus concorrentes, pratique a maioria dos itens abaixo:

– identidade; – imagem; – liderança; – tecnologia; – multimarcas; – plataformas integradas; – multistakeholders; – estratégias; – percepção.

Por Gabriela Contieri Botão para Blog_Livro e Diagnóstico