Você já deve ter ouvido muito por aí que o consumo está mudando. Não adianta só oferecer funcionalidade, os consumidores procuram por algo a mais: identificação, experiência e, principalmente, boas sensações quando fazem uma compra ou adquirem um serviço. É por isso que toda marca precisa saber comunicar para que veio ao mundo e, uma das maneiras de fazer isso, é desenvolvendo o manifesto da sua marca. Todo empresário abre sua empresa com um objetivo: desde ganhar dinheiro até crescer na carreira profissional. Mas, por trás disso, existe um propósito que determina a razão de fazerem aquilo que fazem, um propósito. Já gravamos um vídeo no nosso canal no Youtube falando sobre a diferença entre missão e propósito e você pode conferir aqui:
Às vezes, a primeira coisa que vem na nossa cabeça quando pensamos na existência da nossa empresa é o produto em si, mas, na verdade, uma empresa só existe porque soluciona um problema ou atinge a dor do consumidor que compra aquela ideia. E isso não é próprio apenas de grandes empresas, não. Pequenos e médios negócios também podem ser inspiradores, transformadores e gerar impacto nos seus stakeholders.
E a melhor forma de estruturar tudo isso em uma mensagem única é criando um manifesto da marca. Basicamente, o manifesto vai reunir a missão, a visão, os valores e as percepções acerca daquilo que a sua empresa faz.
Parece muito distante? Olha só, por exemplo: você já deve ter se deparado com alguma marca, projeto, produto ou serviço que gosta muito e, de repente, sentiu que ali havia algo diferente que era defendido pela marca e que fez você se identificar ainda mais com ela. Ou o contrário: alguma marca que você gostava, mas que ao fazer algum posicionamento contra os seus valores acabou decepcionando você e comprar ali nunca mais foi a mesma coisa…
Às vezes, estabelecemos uma relação com a marca sem nem mesmo consumir o que ela oferece. É uma relação de pura identificação com aquilo que ela acredita. A criação de um manifesto tem a ver com isso: deixar clara a intenção da marca, comunicar, envolver as pessoas com o que a sua empresa pensa e faz.
Por isso é tão importante descobrir qual é a mensagem da sua empresa, seus valores, o motivo de fazer o que faz. Qual o impacto que você quer causar no mundo?
Então, de forma resumida, o manifesto é uma forma de explicar, de um jeito inspirador, as crenças de uma organização e como ela entende o seu papel no mundo. E, para isso, ter empatia é fundamental para entender como as pessoas se sentem com relação às dores que você está disposto a curar.
Isso quer dizer que toda empresa pode e precisa de um manifesto? Calma. Na verdade, pensar em um manifesto tem a ver com a autenticidade da história e os impactos que a sua empresa espera verdadeiramente gerar no mundo.
Se você não enxerga algo a mais na sua marca, não adianta criar um manifesto. Antes, é necessário retomar o branding e buscar a essência e a proposta de valor da sua marca. Depois, você pensa em como comunicar isso. Portanto, a verdade é fundamental.
É por isso tudo que entender e comunicar a sua marca é tão importante. Caso contrário, você terá apenas uma empresa igual a todas as outras. E, como dissemos no início do vídeo, apenas oferecer um produto não é mais o suficiente para um consumidor em busca de algo a mais.
Você sabia que a Multivias também tem um manifesto? Confira abaixo e nos diga se você também se identifica com ele. 🙂