Em recente pesquisa aplicada no Fórum do Comuninter 2016 com 180 empresários e profissionais, notou-se crescente interesse em conhecer mais sobre gestão da comunicação. Mas, com tantas vias e ferramentas, por que devemos pensar na estratégia utilizada na organização?
Planejamento estratégico é essencial Para destacar-se no mercado frente aos concorrentes, comunicando de maneira alinhada e coesa, é necessário realizar um bom planejamento estratégico. Compreender o mercado que a empresa está inserida, os concorrentes, o propósito e os diferenciais, os produtos ou os serviços que entrega aos clientes, os públicos com os quais dialoga, entre outros fatores, é fundamental para criar estratégias de comunicação integrada para os canais que a empresa adota. Dessa forma, o discurso compartilhado, tanto aos clientes, quanto aos colaboradores, transmitirá os valores e a cultura da empresa, trazendo solidez e credibilidade aos olhos do público.
Reajustar a rota Para colocar em prática as estratégias criadas para a comunicação da empresa é preciso ficar atento a este ponto: visão do negócio, ou seja, extrair a essência do negócio e suas possibilidades, como um amplo diagnóstico sobre o contexto atual da empresa e onde ela deseja estar no futuro. Quando cria-se uma referência para o planejamento, como os objetivos e as metas, é possível monitorar constantemente as ações praticadas, inclusive revisando as estratégias caso elas não estejam dando resultado, e mensurar os resultados obtidos.
Disputa para comunicar Com as possiblidades trazidas pelas redes sociais em promover novos espaços para exposição de opiniões, todo usuário se torna um produtor de conteúdo, seja impactando positivamente a sua marca, seja trazendo à tona uma avalanche de reclamações. A sua empresa é mais uma voz no meio digital e, nesse caso, é preciso ter cuidado redobrado em comunicar claramente e atender às expectativas dos públicos.
Marília Néspoli Assessora de Comunicação