Toda empresa que investe em marketing digital logo percebe as suas vantagens. Um dos pontos positivos é o alcance nacional que a marca passa a ter quando divulgada em um site ou em uma das tantas mídias sociais disponíveis, hoje, para esse fim. E, para projetar sua marca no ambiente on-line, é preciso que o planejamento do marketing digital da sua empresa esteja em dia. A empresa que faz o planejamento do marketing digital, tendo em vista o grande número de concorrentes com os quais terá que lidar, está à frente de muitas outras que ainda não se preocupam em planejar bem as suas ações para garantir êxito no fortalecimento da relação com o seu público-alvo e na divulgação de sua imagem e produto.
A empresa ou a marca escolhida pelo cliente no momento da decisão de compra será sempre aquela na qual ele deposita maior confiança. Por essa razão, a credibilidade é o fator primordial para que as empresas obtenham receita e lucro. Assim, a importância do planejamento para o desenvolvimento do marketing digital está em, precisamente, divulgar uma imagem da empresa que condiz com as expectativas de seu público e com o seu próprio propósito.
Toda empresa que investe em marketing digital logo percebe as suas vantagens. Um dos pontos positivos é o alcance nacional que a marca passa a ter quando divulgada em um site ou em uma das tantas mídias sociais disponíveis, hoje, para esse fim. E, para projetar sua marca no ambiente on-line, é preciso que o planejamento do marketing digital da sua empresa esteja em dia. Como planejar Depois de realizado o levantamento dos concorrentes e do público-alvo da empresa – informações que também fazem parte do planejamento estratégico do marketing digital – será o momento de definir qual é a “missão crítica do site”, que pode ser a venda de produtos, a quantificação das páginas visitadas no site e do tempo de navegação do consumidor, a captura de e-mails, dentre outras.
Acompanhados da “missão crítica”, devem estar os prazos, as metas e os números que a empresa pretende alcançar. Esses dados devem ser realistas, específicos, alcançáveis e possíveis de serem mesurados ao longo de um período de tempo determinado. Nessa etapa, informações sobre os concorrentes, o mercado-alvo e o próprio negócio devem ser levantadas. Segundo Conrado Adolpho, autor do livro “Os 8Ps do marketing digital”, as 5 perguntas abaixo podem ser feitas por quem pretende fazer o planejamento de marketing de sua empresa:
- Em qual negócio eu estou?
- Em qual negócio eu quero estar?
- O que eu faço de melhor?
- Como quero ser percebido pelo mercado?
- O que é fundamental para minha empresa ter êxito no mercado?
Depois de respondidas as questões, o interessado em fazer a divulgação de seu empreendimento poderá organizar todas as informações para poder, enfim, colocar o seu plano em prática. O marketing digital na Multivias Comunicação Hoje em dia, a internet é um espaço indispensável para quem deseja divulgar os serviços de sua empresa e promover a comunicação eficaz com o público-alvo, tendo em vista a sua fidelização. A Multivias Comunicação tem essa consciência e, como forma de alcançar as metas do cliente, desenvolve um trabalho completo de marketing digital – desde o planejamento, etapa em que são estabelecidos os objetivos e levantados os dados referentes ao perfil da empresa, até a execução, produzindo conteúdo, alinhando linguagem ao público-alvo e aos objetivos do cliente e mensurando resultados. Fonte: ADOLPHO, C. 2ºP – Planejamento. In:____. Os 8Ps do marketing digital: o seu guia estratégico de marketing digital. São Paulo: Novatec, 2011, p. 407-109.